© JarTee

Este simples ato de simpatia custa milhões de euros à OpenAI

Parece que, se formos bem educados quando falamos com o ChatGPT, podemos estar a causar uma grande despesa à OpenAI

Conversar com inteligência artificial passou a ser algo bastante comum no dia-a-dia de várias pessoas. O ChatGPT da OpenAI passou a ser a ter o papel de um assistente digital, que ajuda no trabalho e esclarece dúvidas. Por isso, como bons humanos que somos, muitos de nós tratamos a IA com a mesma educação que teríamos com outra pessoa.

Dizer “obrigado” ou “por favor” já é um reflexo automático para muita gente. Embora isso possa parecer um gesto simples (até simpático), a verdade é que essas palavras de cortesia têm um impacto real, e bastante caro, para a OpenAI.

Lê Também:
Gmail vai receber funcionalidade de Inteligência Artificial muito importante

Afinal ser educado custa muito… para a Open AI

Foi o CEO da OpenAI, Sam Altman, quem trouxe este assunto à tona na rede social X. Num post com um pouco de humor sobre as benesses e  impacto de agradecer à IA, Altman revelou que a gentileza dos utilizadores representa dezenas de milhões de dólares em custos de eletricidade para a empresa.

A explicação é bem simples: mesmo mensagens curtas, como um simples “obrigado”, fazem com que o sistema as trate como uma nova interação. Isto faz com que a IA precise de processar, interpretar e responder.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, uma única resposta de IA com cerca de 100 palavras consome cerca de 140 Wh de energia, o equivalente a 15 lâmpadas LED acesas por uma hora.

Agora, imagina este processo multiplicado por milhões de usuários, todos os dias. É fácil entender como a conta de eletricidade da OpenAI começa a subir.

Cortesia digital: devemos parar?

Lê Também:
Gmail vai receber funcionalidade de Inteligência Artificial muito importante

Apesar do impacto, a solução não é deixar de ser educado. A verdade é que interações amigáveis com a IA tendem a gerar respostas mais naturais, fluidas e, às vezes, até mais úteis. A própria OpenAI já mencionou que o ChatGPT não espera cortesia, mas não se incomoda com ela, e isso pode até melhorar a qualidade do diálogo.

Quem sabe, quando o dia em que as máquinas se rebelarem contra os humanos, elas podem-se lembrar facilmente de quem foi rude e de quem foi simpático…

Costumas agradecer ao ChatGPT da OpenAI?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *