Será o autor da banda sonora de Oppenheimer e já vencedor de 2 Óscares o novo melhor compositor da atualidade?
Ludwig Göransson ganhou o seu segundo Óscar com “Oppenheimer”. Será este o novo grande compositor dos tempos modernos?
O grande vencedor dos Óscares foi “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, com 7 estatuetas douradas – Melhor Fotografia, Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.), Melhor Banda Sonora, Melhor Realizador (Christopher Nolan), Melhor Montagem, Melhor Filme e Melhor Ator Principal (Cillian Murphy).
Além do emotivo discurso de Cillian Murphy e da mostra de resiliência de Robert Downey Jr. com a sua vitória na categoria de Melhor Ator Secundário, há outro interveniente do filme que está a dar que falar. O sueco Ludwig Göransson começou a destacar-se em “Community“, onde conheceu Donald Glover, que se iria tornar Childish Gambino, um dos melhores músicos dos últimos anos.
Ao lado de Childish Gambino produziu os álbuns “Because the Internet” e “Awaken My Love!” e foi fundamental na criação de “Feels Like Summer“, “Redbone” e “This is America“. O compositor sueco começou também a compor bandas sonoras no cinema, com “Fruitvale Station” e “Creed” a tornarem-se nas suas primeiras experiências na sétima arte. A partir daí só viu sucesso.
O NOVO GRANDE COMPOSITOR?
Em 2019 vence o seu primeiro Óscar, com “Black Panther“, na categoria de Melhor Banda Sonora. Cinco anos depois voltou a ganhar, agora com “Oppenheimer”. Com 2 Óscares numa ainda curta carreira, será que Ludwig Göransson é o melhor compositor da atualidade?
Filho de um professor de guitarra, o compositor teve em contacto com a música desde tenra idade. O seu gosto pela música divide-se pelas bandas sonoras e vê em John Williams um exemplo. As composições feitas para os filmes de Ryan Coolger (“Black Panther”, “Creed” e “Black Panther: Wakanda Forever“) estabeleceram a reputação do compositor sueco em Hollywood. Ludwig Göransson junta a base da música clássica com as ideias da eletrónica atual.
HANS ZIMMER RECUSOU CHRISTOPHER NOLAN
Depois da recusa de Hans Zimmer em compor “Tenet“, Christopher Nolan recorreu ao compositor sueco e voltou a chama-lo em “Oppenheimer”. Com ritmos pouco comuns e melodias de cortar a respiração, Ludwig Göransson conseguiu transmitir a magnitude da pessoa representada no filme, assim como a sua criação, a bomba atómica.
Ludwig Göransson já ganhou dois Óscares e promete ser o maior compositor da atualidade. De momento ainda não há informações de qual será o seu próximo trabalho, mas seguramente vai ser bastante requisitado.
TRAILER | LUDWIG GORANSSON GANHOU O SEGUNDO
Qual é para ti o melhor compositor de sempre?