Óscares 2024: Há mais um forte candidato que vem para destronar Barbie e Oppenheimer
A corrida ao Óscar 2024 acaba de ganhar um novo candidato que surpreendeu ao vencer o festival de Toronto, um dos marcos da temporada.
Depois de “Poor Things” afirmar-se em Veneza como um rival à altura para “Barbie” e “Oppenheimer”, é a vez de um inesperado concorrente surgir na disputada corrida para o Óscar 2024.
Monk (Jeffrey Wright) é um romancista frustrado que está farto que a indústria lucre com o entretenimento “negro” que depende de estereótipos cansados e ofensivos. Para provar o seu ponto de vista, Monk usa um pseudônimo para escrever o seu próprio livro “negro” bizarro , um livro que o leva ao coração da hipocrisia e da loucura que ele afirma desprezar.
É esta a premissa de “American Fiction”, longa-metragem de estreia do argumentista vencedor do Emmy Cord Jefferson, que foi aclamado na sua estreia que decorreu no Festival Internacional de Cinema de Toronto.
Com 83% no Metacritic, o The Daily Beast considera esta uma “sátira triunfante sobre raça, exploração, família e identidade que é tão rica e cativante quanto o tour-de-force [de Wright]”. A Vulture elogia as alfinetadas ao mundo literário, mas destaca que “é a triste dinâmica familiar que torna o filme tão gratificante”.
Em Toronto, toda esta aclamação acabaria por resultar numa enorme conquista para qualquer filme com pretensão na temporada de premiação, o People’s Choice Award.
AMERICAN FICTION ENTRA NA CORRIDA PARA O ÓSCAR 2024
The people have spoken.
Announcing the winner of the #TIFFPeoplesChoiceAward: AMERICAN FICTION dir. Cord Jefferson #TIFF23 pic.twitter.com/YUh9QjRwKw
— TIFF (@TIFF_NET) September 17, 2023
Desde “Guia para um final feliz” em 2012, que todos os vencedores conquistaram uma nomeação na categoria de Melhor Filme, incluindo nomes como “Três Cartazes à Beira da Estrada”, “Jojo Rabbit” e mais recentemente, “Os Fabelmans”.
O motivo desta surpreendente estatística é que o festival de Toronto se tornou uma paragem de eleição para impulsionar filmes na corrida do Óscar. Ser o escolhido pela audiência funciona como um selo de aprovação que manda uma mensagem coletiva de que este é um candidato a ter debaixo de olho durante a temporada.
Normalmente, estes prémios funcionam como uma confirmação, reconhecendo nomes que já eram candidatos como os previamente referidos.
A grande diferença aqui é que antes do festival, “American Fiction” não era um nome que andava nas bocas do mundo, o que acrescenta um novo fator a esta conquista.
De qualquer forma, a MGM sabe agora que existe viabilidade em tentar fazer o filme vingar e deverá agir em conformidade, tornando-o a sua prioridade. Ajuda também que “Saltburn”, o seu outro candidato, se tenha revelado divisivo.
Tudo indica que o filme irá disputar uma vaga em categorias como Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Argumento Adaptado e talvez, Melhor Ator Secundário para uma prestação muito comentada de Sterling K. Brown.
Para além da sátira protagonizada por Jeffrey Wright, “The Holdovers”, de Alexander Payne (visto como o favorito a este prémio) e “The Boy and the Heron”, de Hayao Miyazaki conseguiram um lugar no cobiçado top3, onde, geralmente, dois aterram nas principais categorias do Óscar. Até hoje, apenas o top3 de 2019, “Jojo Rabbit”, “Marriage Story” e “Parasitas”, conseguiu conquistar uma nomeação em Melhor Filme.
Vale referir que o filme de Hayao Miyazaki é o primeiro filme de animação a ser distinguido no festival, o que pode ser um bom trunfo para sustentar uma campanha que almeje mais do que a categoria de Melhor Filme de Animação.
E tu, acreditas que “American Fiction” chegará ao Óscar 2024?