Quem venceu o maior número de Óscares na história de Hollywood?
Será que sabes quem é a figura de Hollywood que detém o recorde de maior número de Óscares conquistados?
Embora não sejam do agrado de toda a gente, os Óscares continuam a ser a maior celebração do cinema e de Hollywood. Não funcionam exclusivamente como um medidor de qualidade, mas sim como uma espécie de cápsula do tempo que nos permite ter uma ideia do que era ou não considerado de elevada qualidade na época.
Nem todas as suas decisões envelhecem bem e acabam até por ficar mais famosos por quem não premiaram, como é o caso das imperdoáveis injustiças com Alfred Hitchcock (“Psycho”) ou Stanley Kubrick (“2001: Odisseia no Espaço”).
Entre aqueles que conseguiram conquistar a Academia, destacam-se Frances McDormand (3 Óscares de Melhor Atriz), Daniel Day-Lewis (3 prémios de Melhor Ator), Walter Brennan (venceu Melhor Ator Secundário três vezes), Katharine Hepburn (4 Óscares de Melhor Atriz) ou John Ford (4 Óscares de Melhor Realizador).
No entanto, ninguém supera esta icónica figura de Hollywood que conquistou um número recorde de nomeações e vitórias.
UM MARCO HISTÓRICO NOS ÓSCARES
Pioneiro na animação, Walt Disney operou como produtor cinematográfico, realizador, guionista, dobrador, animador e cofundador da The Walt Disney Company. Ao todo, foram cinquenta e nove nomeações, das quais vinte e duas traduziram-se em vitórias competitivas.
O seu primeiro prémio da Academia foi um Óscar honorário pela criação daquela que é uma das personagens mais inesquecíveis da história, Mickey Mouse, sendo que Disney venceu quatro Óscares honorários ao todo, ou seja, soma um total de 26 Óscares.
Entre todas as nomeações de Walt Disney, apenas uma delas diz respeito à categoria de Melhor Filme, pelo icónico musical live-action “Mary Poppins” em 1964, protagonizado por Julie Andrews e Dick Van Dyke.
Vale destacar que na 26º cerimónia dos Óscares em 1954, Disney ganhou o Óscar em todas as quatro categorias em que foi escolhido: Melhor Curta-Metragem (Desenho Animado), Melhor Curta-Metragem (Live-action), Melhor Documentário (Longa) e Melhor Documentário (curta-metragem). A sua última vitória foi em 1968, postumamente, na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação para o filme “Winnie the Pooh and the Blustery Day”.
CLIPE | WALT DISNEY NA SUA GLORIOSA NOITE NOS ÓSCARES
E tu, sabias quem era a figura que detinha o recorde do maior número de Óscares? És fã de Walt Disney?
Também do teu Interesse:
About The Author
André Sousa
Licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior. Em curso uma pós-graduação em Storytelling na Escola Superior de Comunicação Social. Fundador do projeto “Disquetes & Claquetes” que se manifesta principalmente no Youtube. Editor na MHD desde 2023, nas áreas de cinema e televisão. HBO Max, Óscares e outras cerimónias de prémios são os seus principais interesses.