Tudo sobre os principais prémios e previsões da Award Season 2023/2024
Fica a saber tudo sobre os principais eventos que marcam a Award Season que agora se inicia.
A Award Season é marcada por tantos eventos e premiações que às vezes é um pouco complicado entender qual a sua importância para os Óscares.
Por isso mesmo, aqui te apresentamos algumas das cerimónias mais importantes da temporada de premiações que agora se inicia, abrindo espaço para alguma especulação sobre que filmes podem ser mais ajudados ou não por cada uma destas organizações.
GOTHAM AWARDS 2023 – 27 DE NOVEMBRO 2023
Nomeações: Já disponíveis
Os Gotham Awards são uma entrega de prémios com foco no cinema independente que se destaca por ser o grande ponto de arranque da corrida. Este ano, as regras foram mudadas, permitindo a qualquer filme da corrida que se submetesse, abolindo os tetos orçamentais até aqui em vigor.
Vários dos favoritos como “Oppenheimer” ou “Killers of the Flower Moon” escolheram não o fazer, no entanto “Barbie” fê-lo e conseguiu uma singela, mas significante nomeação, Ryan Gosling na categoria de Performance Secundária.
Não costumam ser um percursor infalível, até porque os seus nomeados costumam ser mais nichados, mas são uma boa forma de começar uma narrativa, que o digam Troy Kotsur (“CODA”) e Ke Huy Quan (“Tudo em Todo o Lado ao mesmo Tempo”) que começaram aqui a sua gloriosa jornada até ao Óscar.
Uma das particularidades desta premiação é que quer as nomeações, quer os vencedores são votadas por comités muito reduzidos, o que permite sempre bastantes surpresas.
NEW YORK FILM CRITICS CIRCLE AWARDS – 30 DE NOVEMBRO 2023
Fundada em 1953, esta é uma organização de críticos que inclui mais de 30 jornalistas sediados em Nova Iorque. Todos os anos, esses jornalistas reúnem-se para uma longa discussão tendo em vista a entrega de prémios na área do cinema.
Tal como a maior parte dos prémios de crítica regional, não anuncia uma lista de nomeados, apenas os vencedores.
Para a corrida, este tipo de distinções são uma forma de iniciar discussão e ajudar a cimentar narrativas. Vale lembrar que em 2021, eles foram os primeiros a escolher “Drive my Car” como o Melhor Filme daquele ano, o que levou mais grupos a fazê-lo e fez com que o filme fosse percecionado como um concorrente viável na corrida.
Em termos do que se pode esperar, é díficil de prever já que nesse mesmo ano, escolheram Lady Gaga por “House of Gucci” como a sua Melhor Atriz, o que revela uma fascinante e caótica antítese. No entanto, filmes como “The Zone of Interest”, “All of Us Strangers”, “Anatomia de uma Queda” e “Assasinos da Lua das Flores” parecem ser o tipo de candidatos que o NYFCC vai contemplar.
BRITISH INDEPENDENT FILM AWARDS – 3 DE DEZEMBRO 2023
Nomeações: Já disponíveis
Esta é uma organização que celebra, apoia e promove o cinema independente no Reino Unido.
Em termos da corrida para os Óscares, não são um percursor essencial, mas vale a pena acompanhar porque colocam em foco filmes que podem ter passado despercebidos e não deviam, como é o caso de “Rye Lane”, que lidera com 16 nomeaçóes.
Com aos esforços feitos pelo BAFTA em promover a diversidade e inclusão, temos visto alguns nomeados desta cerimónia como foi o caso da vencedora do BIFA Joanna Scanlan (“After Love”) que surpreendeu depois no BAFTA ao vencer Melhor Atriz. No entanto, estes cruzamentos têm vindo a tornar-se cada vez mais raros, a medida que o BAFTA estreita as suas regras.
NATIONAL BOARD OF REVIEW – 6 DE DEZEMBRO 2023
Fundada em 1909, esta é uma organização que se preza por apoiar o cinema enquanto arte e entretenimento, procurando assistir a mais de 250 filmes por anos e discutir com os profissionais da área antes de anunciar os seus prémios.
Como prémios de crítica, fazem parte dos chamado “big four” dos prémios de crítica de cinema, a par de NYFCC, LAFCA e NSFC, mas são vistos como o grupo mais populista, o que faz com que acabem por estar mais alinhados com o tipo de candidatos que os Óscares costumam considerar.
No ano passado, “Top Gun: Maverick” foi coroado como o Melhor Filme do ano, o que mostra que este é o grupo mais provável de reconhecer “Oppenheimer” ou “Barbie”.
EUROPEAN FILM AWARDS – 9 DE DEZEMBRO 2023
Nomeações: Já disponíveis
Levados a cabo desde 1988, os Prémios do Cinema Europeu pretendem reconhecer o melhor que se faz nesse cinema.
Não são considerados percursores dos Óscares nem essa parece ser a sua prioridade, mas com a internacionalização da Academia, podem ser úteis em perceber que filmes reúnem o maior apoio da ala europeia.
Por exemplo, “Triângulo da Tristeza” não só venceu a Palma de Ouro em Cannes como ainda surpreendeu ao dominar esta cerimónia ano passado com quatro vitórias, e acabou por conseguir três das mais importantes nomeações aos Óscares.
Este ano, os resultados do EFA podem ajudar a perceber qual dos dois candidatos europeus mais cotado, “The Zone of Interest” ou “Anatomia de uma Queda”, reúne maior consenso junto dos votantes europeus.
A cerimónia passará em deferido, no dia 20 de Dezembro de 2023 no Canal Cinemundo.
LOS ANGELES FILM CRITICS ASSOCIATION AWARDS – 10 DE DEZEMBRO 2023
Fundada em 1975, falamos de uma organização de críticos de Los Angeles que se junta para anualmente reconhecer a qualidade do cinema mundial.
Atualmente, promovem categorias de representação não divididas por género, apresentando 2 vencedores por categoria e 2 vice-campeões, o que pode permitir visibilidade a mais candidatos.
Em termos dos seus vencedores, costumam estar alinhados com os outros prémios de crítica, mas também conseguem surpreender com algumas escolhas fora da caixa como “Small Axe” em 2021 ou Debra Granik por “Leave No Trace” em 2018.
Este é o lugar que deverá prestigiar filmes como “Past Lives”, “Anatomia de uma Queda” ou “Poor Things”.
INTERNATIONAL DOCUMENTARY ASSOCIATION – 12 DE DEZEMBRO 2023
Nomeações: Já disponíveis
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos estadunidense fundada em 1982, que se dedica exclusivamente ao cinema documental.
É um percursor de enorme relevância para as categorias de documentário do Óscar, porque permite ter uma visão mais desviada do eixo norte-americano de quais os documentários que podem surpreender.
No Óscar, esta é uma área que não tem poupado nas surpresas, já que nos últimos anos, filmes que são vistos como os favoritos à estatueta como “Won’t you be my neighbor” ou “Apollo 11” são ignorados para dar espaço a concorrentes menos conhecidos.
Esta entrega de prémios é o evento de maior prestígio dentro do género e poderá ser vista aqui.
NATIONAL SOCIETY OF FILM CRITICS – 6 DE JANEIRO 2024
Falamos de uma organização de críticos que se distingue por ser verdadeiramente nacional, o que resulta em vencedores mais internacionais e por vezes bastante diferentes do que os outros grupos apresentam.
Este ano, optaram por um caminho mais próximo do que se tinha visto, premiando “Tár” como o Melhor Filme, reservando as surpresas para os seus postos de “runner-up” com “No Bears” a surgir em 3ºlugar.
Com um ano em que o cinema produzido fora dos Estados Unidos se tem destacado, é de esperar que voltem a prestigiá-lo em categorias como representação ou realização.
Filmes como “Anatomia de uma Queda”, “May December“, “Pobres Criaturas” ou “O Sabor da Vida” podem encontrar muitas alegrias com este grupo.
GOLDEN GLOBE AWARDS – 8 DE JANEIRO 2024
Nomeações: 11 de dezembro 2023
Conhecidos por serem a primeira grande gala de prémios da temporada, os Globos de Ouro são também uma das celebrações mais controversas de Hollywood.
Ainda pouco se sabe qual será o rumo tomado por esta nova organização, agora que a Hollywood Foreign Press Association foi extinta.
Até aqui, os Globos foram sempre conhecidos por procurarem reunir o maior número de estrelas possível, nomeando filmes ou séries de qualidade discutível.
Com um corpo de votantes mais diverso, incluindo até jornalistas e críticos de vários países do mundo como o Brasil, Camarões ou Guatemala, é esperado que tal se reflita nos nomeados.
Na área da TV, “Succession” e “The Bear” devem dominar num ano em que já se nota as consequências da greve.
Por sua vez no cinema, poderá ser a noite Barbenheimer, já que “Barbie” e “Oppenheimer” concorrem em categorias separadas (Comédia/Musical e Drama) e podem ambos conquistar o prémio máximo da noite.
Vale destacar também que os Globos de Ouro deixaram a NBC e serão agora transmitidos em simultâneo pela CBS e pela plataforma de streaming Paramount+.
PRIMETIME EMMY AWARDS – 16 DE JANEIRO 2024
Nomeações: Já disponíveis
Trata-se do maior prémio dedicado à televisão e aos seus profissionais. Cada departamento (atores, escritores, realizadores,etc) vota nos nomeados e vencedores dentro das categorias, sendo que as únicas categorias votada por todos os membros são as que dizem respeito a Melhor Série.
Devido aos atrasos gerados pela greve, este é um ano atípico em que a cerimónia do Emmy só irá decorrer em Janeiro.
Já não falta muito para assistirmos a “Succession” ganhar o seu terceiro Emmy consecutivo de Melhor Série de Drama. No campo da comédia, a luta é mais acirrada com o bicampeão “Ted Lasso” a enfrentar “The Bear”, uma das séries mais aclamadas do momento. Já em minissérie, “Beef”, da Netflix, é vista como a esmagadora favorita, mas não descartem já Ryan Murphy e a sua “Monster: The Jeffrey Dahmer Story”.
CRITICS’ CHOICE AWARDS – 14 DE JANEIRO 2024
Nomeações: 5 de dezembro 2023 (TV) /14 de dezembro 2023 (Cinema)
Trata-se da premiação votada pela Broadcast Film Critics Association e que se assume como um importante percursor do Óscar.
Por este motivo, é uma organização que não tem muita personalidade e procura várias formas de reconhecer tudo e todos. No ano anterior, a categoria de Melhor Realizador contemplou o absurdo número de dez nomeados. Por vezes, os seus indicados trazem algumas surpresas e reconhecem candidatos com poucas chances na premiação, mas tal tem sido cada vez mais raro.
No ano anterior, foram eles quem começou a grande coração de “Everything Everywhere all at Once”, este ano acredita-se que “Oppenheimer”, “Poor Things” ou “Killers of the Flower Moon” possam levar a estatueta.
Por sua vez, na TV libertam-se das amarras de prever o Emmy, já que o calendário não coincide, e apresentam escolhas mais arriscadas e diferentes, reconhecendo séries como “Evil” ou “The Good Fight” que nunca tiveram lugar nas principais premiações de televisão.
LONDON FILM CRITICS CIRCLE AWARDS – 5 DE FEVEREIRO 2024
Nomeações: 21 de dezembro 2023
Fundada em 1913, é uma organização formada por críticos britânicos que reconhece o melhor do cinema.
Além de darem pistas para o tipo de filmes que têm gerado mais buzz, são também um excelente indicador de quem é que o BAFTA pode escolher premiar.
No ano anterior, foi aqui que Barry Keoghan venceu Melhor Ator Secundário e depois, surpreendeu no BAFTA derrotando Ke Huy Quan. Também foi aqui que começamos a entender que Ana de Armas por “Blonde” era um nome que valia a pena considerar.
Este ano, filmes como “All of Us Strangers”, “Pobres Criaturas”, “The Zone of Interest” ou “Oppenheimer” devem surgir entre os nomeados.
DIRECTORS GUILD OF AMERICA AWARDS – 10 DE FEVEREIRO 2024
Nomeações: 10 de janeiro 2024
Promovida pelo sindicato de realizadores, esta é uma condecoração que pretende reconhecer os melhores profissionais da área.
Além do grande prémio principal, há distinção para a publicidade, televisão, documentário e ainda, a estreia dos realizadores.
É um dos percursores mais importantes para a sua categoria, sendo um dos que raramente falha em prever o vencedor, destacando-se exceções como Sam Mendes (“1917”) em 2019 ou Rob Marshall (“Chicago”) em 2003. Tradicionalmente, a nomeação aqui é necessária para se ser percecionado como um candidato viável ao Óscar de Melhor Filme, sendo “CODA” (2021) e “Driving Miss Daisy” (1989) as únicas excepções.
Nas suas nomeações de cinema, beneficiam nomes mais conhecidos e não acompanham a Academia na internacionalização dos nomeados. Nomes como Justine Triet (“Anatomia de uma Queda”) ou Jonathan Glazer (“The Zone of Interest”) não devem surgir aqui.
Christopher Nolan (“Oppenheimer”) é visto como o grande favorito na categoria e este é o grupo ideal para o reconhecer.
ART DIRECTORS GUILD AWARD – 10 DE FEVEREIRO 2024
Nomeações: 9 de janeiro 2024
Organizada pelo sindicato de diretores de arte, esta é uma premiação que reconhece a excelência em design de produção no Cinema e na TV.
No cinema está dividido por trabalho de época, fantasia, contemporâneo e ainda, animação. Geralmente, o Óscar nomeia e distingue mais os trabalhos de época que os contemporâneos.
Este ano, o grande duelo da categoria parece ser “Barbie” vs “Pobre Criaturas”. Dado ao histórico da organização que considerou “A Forma da Água” na categoria destinada aos trabalhos de época, o mais certo é que esse seja também o rumo tomado por “Pobres Criaturas”. Já “Barbie” deverá surgir na categoria de fantasia, o que adia o duelo de titãs para outra ocasião.
ANNIE AWARDS – 17 DE FEVEREIRO 2024
Nomeações: 11 de janeiro 2024
Falamos de uma premiação dedicada a animação que foi criada pela ASIFA-Hollywood. Com as 37 categorias, é uma celebração que distingue profissionais de cinema e televisão.
No que diz respeito ao prémio principal, possuem uma categoria que reconhece o Melhor Filme de Animação Indepedente.
Uma particularidade que os torna um percursor pouco eficaz é o facto de não premiarem Disney ou Pixar com tanta frequência assim. Filmes como “Toy Story 3”, “Big Hero 6”, “Toy Stroy 4” e “Encanto” perderam aqui, acabando depois por vencer a sua categoria no Óscar.
Este ano, nem a Pixar nem a Disney parecem ter expressão nesta corrida, sendo que “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” é o grande favorito e deverá confirmá-lo nesta premiação que já havia abraçado o primeiro filme.
BRITISH ACADEMY OF FILM AND TELEVISION ARTS AWARDS (BAFTA) – 18 DE FEVEREIRO 2024
Longlists: 5 de janeiro 2024
Nomeações: 18 de janeiro 2024
Distribuidos pela Academia britânica, estes prémios procuram distinguir o melhor do cinema nacional e internacional. Inicialmente, descolavam-se dos Óscares e procuravam priorizar o seu cinema, mas nos últimos anos, muito devido à internacionalização da Academia, tornaram-se um percursor essencial.
Em 2021, após várias queixas relacionadas com a falta de diversidade, procuraram afastar a premiação do rumo anterior, instaurando longlists que depois dariam origem a nomeados votados por pequenos comités. A lista foi mais diversa, mas contou com várias omissões polémicas como a de Carey Mulligan (“Promising Young Woman”) ou Olivia Colman (“The Father”), o que levou a uma reestruturação da regra, abrindo espaço para 2 vagas que seriam ocupadas pelos mais votados pelos membros.
No ano seguinte, já foi mais frustrante e menos diverso mas continuou a dar que falar, principalmente porque a categoria de Melhor Atriz não continha nenhuma vencedora do Óscar.
Este ano, passaram a ser três vagas garantidas e as omissões foram sanadas, no entanto a lista de nomeados perdeu aquele toque do cinema independente britânico que estavamos a começar a assistir.
Em 2024, é esperado que filmes como “Oppenheimer”, “All of Us Strangers”, “The Zone of Interest”, “Poor Things” e “Anatomia de uma Queda” apareçam em força nas longlists.
VISUAL EFFECTS SOCIETY AWARDS – 21 DE FEVEREIRO 2024
Nomeações: 16 de janeiro 2024
Trata-se de uma premiação que pretende reconhecer os melhores trabalhos em efeitos visuais para cinema, televisão e outros meios.
Nos últimos anos, gigantes como “Dune” e “Avatar: The Way of Water” têm dizimado qualquer oponente e assegurado o seu favoritismo. No entanto, agora que “Dune Parte 2” foi adiado, há uma grande incerteza sobre qual será o grande favorito na categoria.
“Oppenheimer” tem tomado a dianteira, mas há quem argumente que “Poor Things” pode surpreender. “The Creator”, “Barbie”, “Napoleão”,”Spider-Man: Across the Spider-Verse” e “Nyad” são outros fortes candidatos.
SCREEN ACTORS GUILD AWARDS (SAG) – 24 DE FEVEREIRO 2024
Nomeações: 10 de janeiro 2024
Iniciada em 1995, esta é a única cerimônia televisionada que homenageia exclusivamente atores, apresentando 13 prémios na TV e no cinema. Esta é a premiação que apresenta o maior corpo votante, já que os vencedores são votados por mais de 13 mil membros do SAG-AFTRA.
Trata-se de um grupo que acaba por beneficiar projetos que enviam screeners com alguma antecedência, o que por vezes leva a filmes tardios como “Django Unchained” ou “Little Women” a não serem nomeados.
São também vistos como uma massa com apelo popular que abraça nomes mais conhecidos e narrativas sentimentais. Na maior parte das vezes, os seus nomeados e vencedores estão alinhados com os Óscares, mas há espaço para surpresas como a vitória de Emily Blunt por “A Quiet Place” em 2019.
Tendo em conta as suas tendências, este pode ser um dos poucos lugares que reconhece “Air” em algumas das categorias, já que é um dos primeiros candidatos do ano e reúne um elenco de estrelas com dois dos seus favoritos, Viola Davis e Jason Bateman.
No campo da TV, vale destacar que ainda não premiaram individualmente nenhum ator de “Succession”, o que deverá, certamente, mudar este ano.
PRODUCERS GUILD OF AMERICA AWARDS – 25 DE FEVEREIRO 2024
Nomeações: 12 de janeiro 2024
Organizados pelo sindicato de produtores, estes prémios reconhecem a excelência no cinema e no televisão.
Os nomeados tendem a ser mais centrados no eixo americano e com um perfil de determinado relevo, sendo que filmes independentes ou de menor dimensão que estejam a ser cotados podem acabar por ficar de fora desta lista, como é o caso de “Amour” ou “Room”. Normalmente, 7 a 8 dos nomeados acabam por ser também considerados pela Academia.
Nesta Award season, “Oppenheimer” surge como o grande favorito a ser reconhecido por este grupo, já que o seu sucesso comercial sem precedentes parece ser uma narrativa muito apetecível para os votantes deste prémios, os produtores de cinema.
INDEPENDENT SPIRIT AWARDS – 25 DE FEVEREIRO 2024
Nomeações: 5 de dezembro 2024
Desde 1984 que esta cerimónia tão característica da Award season é levada a cabo com o intuito de distinguir o melhor do cinema independente americano.
Nos últimos anos, o Spirit tem sido vítima do síndrome de tentar ser um percursor do Óscar, afastando-se do seu propósito. Vale também destacar que embora as nomeações sejam votadas por pequenos comités, os vencedores são escolhidos por todos e qualquer pessoa, desde que pague uma subscrição, pode tornar-se membro.
Ultimamente, temos assistido a um esforço para destacar filmes e profissionais que não estão tanto na corrida, como mostra a nomeação de “Our Father, the Devil” em Melhor Filme.
Este ano, a maior parte dos candidatos ao Óscar não se encaixa nos parâmetros desta premiação, o que vai abrir espaço para outros nomes conseguirem a sua chance. É esperado que filmes como “Past Lives”, “A Thousand and One”, “Passages”, “Showing Up” e “American Fiction” ganhem espaço na corrida.
CINEMA AUDIO SOCIETY AWARDS – 2 DE MARÇO 2024
Nomeações: 9 de janeiro 2024
Cinema Audio Society Awards é uma condecoração anual que distingue os trabalhos de maior destaque na área de mixagem de som.
Desde que os Óscares fundiram as categorias de Mixagem e Montagem de som, este sindicato tem premiado sempre o filme que acaba por vencer a categoria de Melhor Som no Óscar.
Desta feita, é de esperar que o grande favorito “Oppenheimer” também triunfe nesta cerimónia. Além do filme de Christopher Nolan, “Maestro”, “The Killer”, “Napoleão” e “Killers of the Flower Moon” são outros fortes candidatos.
USC SCRIPTER – 2 DE MARÇO 2024
Nomeações: 17 de janeiro 2024
É uma premiação que procura desde 1988 distinguir a melhor adaptação cinematográfica, reconhecendo o autor da adaptação e da obra original.
Organizada pela USC Libraries Board of Councilors, é um bom dado para entender qual o rumo da categoria de Melhor Argumento Adaptado, não só em nomeados como vencedores.
Desde a vitória de “Call me by your name” que tinhamos assistido ao triunfo de filmes como “Leave no Trace” ou “The Lost Daughter” que não se traduzira no Óscar, mas “Women Talking” terminou esta sequência ao levar a estatueta da Academia.
Já aqui discutimos como esta é uma categoria essencial para apurar o resultado de Melhor Filme, já que os grandes concorrentes irão concorrer como adaptado.
Tendo em conta que “American Fiction” é um filme que investe na metalinguagem para criticar o mundo da literatura, este é um forte concorrente para conquistar esta premiação.
AMERICAN SOCIETY OF CINEMATOGRAPHERS AWARDS – 3 DE MARÇO 2024
Nomeações: 11 de janeiro 2024
Organizada pela sociedade de cinematográfos americana, esta é uma premiação que reconhece o melhor trabalho de fotografia na televisão e no cinema. Geralmente, 3 a 4 dos profissionais nomeados por eles acabam por surgir no Óscar. São também um grupo que valoriza os seus favoritos como Roger Deakins, Emmanuel Lubezki ou Robert Richardson e não resistem a fotografia a preto e branco, como mostram as vitórias de “O Laço Branco” em 2010 ou “Cold War” em 2019.
Este ano, foi a primeira vez, desde “O Labirinto do Fauno” em 2007, que o vencedor do Óscar, “All Quiet on the Western Front”, não estava contemplado nos seus nomeados.
Nesta temporada, o grande favorito é Hoyte van Hoytema pelo seu magnífico trabalho com “Oppenheimer”. Rodrigo Prieto (“Killers of the Flower Moon”/ “Barbie”), Robbie Ryan (“Pobres Criaturas”), Dan Lausten (“The Color Purple”), Lukasz Zal (“The Zone of Interest”) e Matthew Libatique (“Maestro“) são outros nomes que podem surgir.
MOTION PICTURE SOUND EDITORS GOLDEN REEL AWARDS – 3 DE MARÇO 2024
Nomeações: 15 de janeiro 2024
Os Golden Reel Awards são uma premiação que pretende homenagear os melhores trabalhos de edição de som para cinema, televisão, entretenimento computacional e produções estudantis.
No que diz respeito ao cinema, só no primeiro ano em que os Óscares fundiram as categorias é que o sindicato não premiou o filme que viria a triunfar junto da Academia em Melhor Som, optando por “Greyhound” no lugar de “Sound of Metal” em 2021.
Como já tinhamos referido, “Oppenheimer” é o grande favorito da categoria e deverá conseguir triunfar aqui também.
AMERICAN CINEMA EDITORS AWARDS – 3 DE MARÇO 2024
Nomeações: 25 de janeiro 2024
Conhecidos como os “Eddie Awards”, esta é uma premiação que reconhece o trabalho de montagem no cinema e na televisão.
A particularidade é que, tal como os Globos de Ouro, é feita uma divisão nos nomeados de Drama e nos de Comédia. Ou seja, tal como o ano passado, em que os dois principais oponentes, “Top Gun: Maverick” e “Tudo em Todo o Lado ao mesmo Tempo” sairam vitoriosos da noite, o mesmo pode acontecer aqui.
Na categoria de drama, “Oppenheimer” e “Killers of the Flower Moon” surgem como os dois grandes rivais, já em comédia, a luta está bastante renhida com “Poor Things”, “Barbie” e “American Fiction” na calha.
É possível que esta seja uma cerimónia que nos diga muito pouco do rumo que esta categoria irá tomar.
ACADEMY AWARDS – 10 DE MARÇO 2024
Shortlists (Documentário, Filme Internacional, Caracterização, Banda Sonora Original, Som, Efeitos Visuais e Canção Original): 21 de dezembro 2023
Nomeações: 23 de janeiro 2024
Vários meses depois, chega finalmente a noite por que todos esperaram, a Cerimónia de entrega dos Óscares. Considerados como a maior celebração do cinema e de Hollywood, são um dos eventos mais prestigiados e mais assistidos no mundo.
São o culminar de uma Award season recheada de eventos, percursores e muita campanha. Depois de “Everything everywhere all at once” dominar, este ano é a vez de filmes como “Oppenheimer”, “Killers of the Flower Moon”, “Poor Things” ou “Barbie” lutarem pela estatueta mais cobiçada.
WRITERS GUILD OF AMERICA AWARDS – 14 DE ABRIL 2024
Nomeações: 21 de fevereiro 2024
Tradicionalmente, os Óscares são sempre o último evento da temporada, funcionando como o encerramento dela. No entanto, este ano o protocolo é quebrado com o WGA, o prémio organizado pelo sindicato de escritores, a ocorrer muito posteriormente.
Destinado a reconhecer os melhores argumentos em TV e Cinema, esta é uma premiação que costumava funcionar como um percursor do Óscar.
Este ano, funcionarão de forma independente, o que abre as portas para surpresas e uma diferente abordagem que pode ser refrescante quando existem tantas cerimónias nesta Award season que procuram, de certa forma, prever os Óscares.
E tu, conhecias estes prémios? Estás ansioso para a Award season 2023/2024?