Prémios Sophia 2025 | Grand Tour na pole position com 11 nomeações.
A Academia Portuguesa de Cinema acabou há pouca horas de anunciar os nomeados aos Prémios Sophia 2025, os mais importantes galardões do cinema português e os únicos atribuídos entre profissionais. “Grand Tour”, de Miguel Gomes, lidera com 11 nomeações, incluindo as principais categorias. Os vencedores serão conhecidos no dia 27 de abril. Paulo Branco recebeu o Prémio Sophia Carreira 2025.
A 14.ª edição dos Prémios Sophia, sob o tema “Cinema é Paixão”, vai decorre no dia 27 de abril, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, com transmissão em direto na RTP2. A longa-metragem “Grand Tour”, de Miguel Gomes (Prémio de Melhor Realização no Festival de Cannes 2024), lidera com 11 nomeações nas várias categorias incluindo as principais (Melhor Filme, Melhor Realizador), divulgou esta sexta-feira a Academia Portuguesa de Cinema.
Seguem-se-lhe no entanto, “O Pior Homem de Londres”, de Rodrigo Areias, e surpreendentemente uma primeira obra, “Revolução (sem) Sangue”, de Rui Pedro Rosa, ambos com 10 nomeações, entre elas também a de Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento Original.
Vê o trailer de “Grand Tour”
O filme baseado na peça de teatro “UBU”, de Paulo Abreu, tem 7 nomeações, aos Prémios Sophia 2025, ao passo que o híbrido entre a ficção e o documentário “A Flor do Buriti”, da dupla Renée Nader Messora e João Salaviza, tem 6, e o filme de terror “A Semente do Mal”, de Gabriel Abrantes, chegou às 5 nomeações. Para Melhor Atriz estão nomeadas Anabela Moreira (“A Semente do Mal”), Crista Alfaiate (“Grand Tour”), Rita Cabaço (“O Vento Assobiando nas Gruas”) e Sandra Faleiro (“Estamos no Ar”).
Albano Jerónimo (“O Pior Homem de Londres”), Gonçalo Waddington (“Grand Tour”), João Pedro Vaz (“Os Papéis do Inglês”) e Rafael Morais (“Um Café e um Par de Sapatos Novos”) estão nomeados para Melhor Ator Principal.
Vê o trailer de “O Americano”
Numa categoria relativamente recente este ano nos Prémios Sophia 2025, as séries da RTP “Irreversível”, de Bruno Gascon, “Matilha”, de João Maia, “O Americano”, de Ivo M. Ferreira, e “Sempre”, de Manuel Pureza estão nomeadas para Melhor Série/Telefilme. Para a Melhor Curta-Metragem de Animação foram nomeados “A Rapariga de Olhos Grandes e o Rapaz de Pernas Compridas”, de Maria Hespanhol, “Amanhã Não Dão Chuva”, de Maria Trigo Teixeira, “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves e “Pietra”, de Cynthia Levitan.
Na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem estão nomeados “Onde está o Pessoa?”, de Leonor Areal, “Por ti, Portugal, eu juro!”, de Sofia da Palma Rodrigues e Diogo Cardoso, “Verdade ou Consequência?”, de Sofia Marques, e “Via Norte”, de Paulo Carneiro.
Vê o trailer de “Semente do Mal”
As nomeações dos Prémios Sophia 2025 foram divulgadas numa sessão realizada na Sala de Cinema Fernando Lopes, na Universidade Lusófona, em Lisboa. Na sessão desta sexta-feira foram também entregues os prémios de Melhor Filme Europeu a “Zona de Interesse”, de Jonathan Glazer (atribuído por um largo painel de críticos e jornalistas de cinema desde 2021), de Melhor Trailer (“A Semente do Mal”, de Margarida Lucas), de Melhor Cartaz (“A Flor do Buriti”, de Pedro Nora) e o Prémio Arte&Técnica (ABC Cine Clube de Lisboa e Cine Clube do Porto).
O produtor Paulo Branco recebeu o Prémio Sophia Carreira 2025 e a veterana realizadora portuguesa Monique Rutler, recebeu o Prémio Bárbara Virgínia 2024, que já tinha sido anunciado em outubro passado.
JVM