5 filmes vencedores dos Óscares a não perder na Netflix
Enquanto esperas pela cerimónia dos Óscares 2025, estes 5 filmes vencedores dos Óscares estão disponíveis na Netflix atualmente.
Sumário:
- A temporada dos Óscares 2025 já começou e falta apenas um mês para a próxima cerimónia, no dia 2 de março;
- Enquanto não chega a gala da Academia, há cinco filmes que venceram os Óscares e estão disponíveis atualmente no na Netflix;
- De “Call Me By Your Name” a “Pulp Fiction”, estes filmes destacaram-se pelas suas narrativas, atuações e realização.
Falta pouco mais de um mês para a cerimónia dos Óscares 2025, que acontece no dia 2 de março. Enquanto a gala da Academia não chega, recordamos cinco grandes filmes vencedores de Óscares (dos últimos trinta anos), que estão disponíveis, atualmente, na Netflix Portugal.
Inception
Apesar de ter sido o mais premiado, “Oppenheimer” não é o único filme de Christopher Nolan vencedor de Óscares. “Inception” é um thriller de ficção científica que segue Dom Cobb, interpretado por Leonardo DiCaprio, um ladrão que rouba informações ao entrar nos sonhos das vítimas. Cobb recebe a missão de fazer o contrário, implantar uma ideia na mente de um alvo, em vez de o roubar.
“Inception” estreou a 16 de julho de 2010, e foi indicado a 8 Óscares, tendo vencido quatro. O de Melhor Efeitos Visuais, Melhor Som, Melhor Design de Produção e Melhor Banda Sonora. A crítica foi amplamente positiva, destacando a originalidade do argumento, a realização de Christopher Nolan e os efeitos visuais inovadores. Para além de Leonardo DiCaprio, Cillian Murphy, Michael Caine, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Eliot Page e Tom Hardy também fazem parte do filme.
Pulp Fiction
Realizado por Quentin Tarantino, Pulp Fiction é um dos filmes mais influentes da década de 1990. O filme entrelaça histórias de crime, vingança e redenção, com personagens da máfia, interpretadas por John Travolta, Samuel L. Jackson e Bruce Willis.
Pulp Fiction estreou a 14 de outubro de 1994, e foi indicado a para 7 Óscares, vencendo o de Melhor Argumento Original. A crítica foi unânime ao elogiar a escrita brilhante de Tarantino, num filme que a narrativa não linear é uma das características mais memoráveis.
O Estranho caso de Benjamin Button
Baseado num conto de F. Scott Fitzgerald (que também escreveu “The Great Gatsby”), “O Estranho Caso de Benjamin Button” foi realizado por David Fincher e conta a história de Benjamin Button, interpretado por Brad Pitt, que nasce com a aparência de um idoso e vai rejuvenescendo ao longo dos anos.
O filme mistura drama e fantasia, explorando os temas do tempo, amor e mortalidade. Estreou a 25 de dezembro de 2008 e foi nomeado para 13 Óscares, vencendo três, o de Melhor Design de Produção, Melhor Maquilhagem e Melhores Efeitos Visuais.
A crítica destacou a profundidade emocional da performance de Brad Pitt e o visual impressionante do filme. Cate Blanchett e Tilda Swinton também interpretam personagens centrais do filme.
Call Me By Your Name
“Call Me by Your Name” é inspirado no livro do mesmo nome de André Aciman. O filme realizado por Luca Guadagnino acompanha a relação entre Elio, interpretado por Timothée Chalamet, e Oliver, interpretado por Armie Hammer, durante um verão na Itália.
Estreou a 24 de novembro de 2017 e foi indicado a quatro Óscares, tendo vencendo um, o de Melhor Argumento Adaptado. A crítica elogiou a performance profunda e sensível de Timothée Chalamet e a realização de Luca Guadagnino, com uma cinematografia deslumbrante.
Whiplash
“Whiplash” foi um dos primeiros filmes realizados por Damien Chazelle, que mais tarde realizou o sucesso “La La Land”. Este filme acompanha a relação entre um jovem baterista, interpretado por Miles Teller e o seu exigente e abusivo professor de música, Terence Fletcher, interpretado por J.K. Simmons.
A história lida com a busca obsessiva pela perfeição e a toxicidade dessa busca. “Whiplash” estreou a 16 de janeiro de 2015, sendo indicado a cinco Óscares e vencendo três, o de Melhor Som, Melhor Edição e Melhor Ator Secundário para J.K. Simmons. A crítica foi unânime em elogiar a atuação de ambos os atores e a realização criativa de Damien Chazelle, com esta narrativa original e intensa.
Quais são as tuas apostas para a cerimónia dos Óscares 2025?