Quentin Tarantino adquire e restaura Sala de Cinema histórica de Los Angeles
Para evitar que fechasse, Quentin Tarantino comprou o cinema da sua infância, em Los Angeles, mas o seu investimento não fica por aí.
O “New Beverly Cinema” é um cinema histórico em Los Angeles, na Califórnia, cujo edifício data dos anos 1920. Começou por ser uma loja de doces e só em 1950 é que se transformou num cinema. Desde aí já teve vários nomes e vários gerentes, mas o dono mais recente é o famoso realizador Quentin Tarantino. Apesar de ter nascido no Texas, Tarantino mudou-se com a família para a Califórnia com apenas quatro anos e não é segredo para nenhum fã o quanto o realizador adora Los Angeles. Aliás, o seu nono filme “Once Upon a Time in Hollywood”, que pode ser visto na Netflix Portugal, é uma carta de amor declarada à cidade americana do cinema e à sua história.
Quando era pequeno, Quentin Tarantino ia muitas vezes ao “New Beverly Cinema”, ver as seções duplas, de dois filmes pelo preço de um. Já com uma carreira definida, e uma popularidade que o permitia ajudar, Tarantino ofereceu um subsídio de cinco mil dólares por mês ao dono, para que o cinema não corresse o risco de fechar. Anos mais tarde, em 2007, Quentin Tarantino acabou mesmo por comprar o “New Beverly Cinema”. O realizador continua a fazer as noites de sessão dupla de que tanto gostava e promete que no seu cinema não passará filmes em digital, sempre em película de 35 milímetros, e muitos dos filmes que apresenta são da sua coleção pessoal.
Tarantino é um ávido defensor da película ao invés do digital. A diferença está em que, no formato película, as imagens são armazenadas em rolos de película física e projetadas com o uso de luz, o que resulta numa imagem mais quente e granulada, com um ar nostálgico. Já no formato digital, as imagens são armazenadas em arquivos eletrônicos e projetadas digitalmente, tendo uma imagem mais nítida, sem o desgaste da película.
Este não é o único cinema de Quentin Tarantino… E ainda há um café
Em 2021, Quentin Tarantino comprou outro cinema que estava em risco de fechar, o “Vista Theatre”, um cinema de rua, como é clássico em Los Angeles, que tem apenas uma sala para visionamento de filmes. O realizador manteve a decoração e estilo egipcio que o cinema já tinha, na época em que abriu, em 2023. Na década de 1920 muitos cinemas tinham esta arquitetura egípcia, devido ao túmulo do faraó Tutancâmon, que foi descoberto em 1922 e gerou uma tendência e um fascínio mundial pela cultura e estética do antigo Egito.
Ao lado do “Vista Theatre”, está o café de Tarantino, o “Pam’s Coffy”. O nome é uma homenagem ao filme “Coffy” de Jack Hill, protagonizado por Pam Grier, em 1973, onde a personagem de Pam decide acabar com o tráfico ilegal de drogas na zona onde vive, em Los Amgeles, após a sua irmã sucumbir ao vício da heroína. Tarantino era fã de Pam Grier e chegou a trabalhar com a atriz em “Jackie Brown” de 1997. Todo o café tem decoração vintage relacionada ao cinema e cultura pop, com posters, cds, caixas de cereais e até uma cabine com uma televisão que passa filmes em VHS.
Já conhecia estas curiosidades sobre Quentin Tarantino?