Depois de Conclave, Ralph Fiennes surge irreconhecível neste novo filme épico
Depois de surgir irreconhecível no papel de Voldemort, em “Harry Potter”, Ralph Fiennes volta a sofrer uma transformação neste filme épico.
Por mais filmes em que participe, Ralph Fiennes vai estar sempre associado à personagem Lord Voldemort, da saga “Harry Potter“. Na altura, o ator fez uso de uma maquilhagem minuciosa para se transformar no vilão da obra de J. K. Rowling. Depois disso, Fiennes continuou a atuar em papéis de grande destaque, como “Salve, César!” e “O Menu“. Mas, participou também na saga de filmes “James Bond”, dando vida a Gareth Mallory (M).
Mais recentemente, Ralph Fiennes protagonizou a longa-metragem “Conclave“, dando vida ao Cardeal Thomas Lawrence, encarregue de eleger um novo Papa após a morte do seu precedente. A sua participação no filme valeu-lhe uma nomeação ao Óscar de Melhor Ator, a sua terceira indicação após “A Lista de Schindler” (1993) e “O Paciente Inglês” (1996). No entanto, este ano, o ator voltou a sofrer uma transformação para gravar o seu mais recente filme, que já está disponível nos cinemas.
Ralph Fiennes é o protagonista de “O Regresso de Ulisses”
Algures no Século VIII a.C., Homero escreveu “A Odisseia“, um dos maiores poemas épicos da literatura da Grécia Antiga, a par de “A Ilíada“, também de Homero, e “Os Lusíadas“, de Luís Vaz de Camões, por exemplo. No original, Ulisses, o Herói da história, tenta retornar a Ítaca, a sua cidade Natal, após a Guerra de Tróia. No entanto, ao longo do caminho depara-se com perigos míticos e, ao regressar, encontra a sua esposa aprisionada pelo povo que a pressiona a escolher um novo companheiro.
Agora, a história da longa viagem do Herói pode ser vista no grande ecrã, no filme “O Regresso de Ulisses“, que estreou no passado dia 17 de abril, e que conta com Ralph Fiennes no papel principal. No entanto, o ator surge completamente irreconhecível. Como tal, para dar vida à sua personagem, Fiennes teve de se submeter a uma transformação física rigorosa. Assim, ao longo de sete meses, o ator seguiu uma dieta alimentar rigorosa e trabalhou ao lado do personal trainer Dan Avasilcai numa rotina de treinos intensa.
Além disso, de modo a reduzir toda a gordura corporal Ralph Fiennes teve de cortar no pão, nas sobremesas e no álcool, apostando também em exercícios de cardio, nomeadamente corrida. Em consequência, o ator surge com um corpo totalmente diferente, apesar dos seus sessenta anos de idade. Mais tarde, Juliette Binoche, que contracena com Fiennes em “O Regresso de Ulisses” comentou que “por vezes passava com o meu carro e via o Ralph a correr as subidas nas colinas, debaixo do sol, e tudo o que dizia era ‘uau’”.
“A Odisseia” está prestes a receber uma outra adaptação
Apesar de “O Regresso de Ulisses” ter acabado de chegar ao grande ecrã, parece que Ralph Fiennes não vai ser o único ator a dar vida ao personagem épico. Na verdade, Christopher Nolan, o realizador de “Oppenheimer” já está a trabalhar numa nova adaptação da obra de Homero. Mas, à semelhança do filme de Uberto Pasolini, também esta longa-metragem vai acompanhar a viagem de regresso de Ulisses até à Ilha de Ítaca. No entanto, este será um dos projetos mais caros da carreira de Nolan.
Por enquanto, pouco se sabe sobre esta adaptação da obra épica, mas prevê-se que a longa-metragem chegue aos cinemas durante o verão do próximo ano. Contudo, sabe-se também que Matt Damon será o protagonista, rivalizando com a atuação de Ralph Fiennes como Ulisses. Já o resto do elenco conta com grandes nomes, como Tom Holland, Anne Hathaway, Zendaya, Robert Pattison, Jon Bernthal, entre outros.
És fã do trabalho de Ralph Fiennes? Já conheces a história da “Odisseia”? Vais assistir a “O Regresso de Ulisses”?