Filme baseado em história verídica nomeado para 12 Óscares acaba de chegar à Netflix
A Netflix acaba de adicionar ao seu catálogo um filme marcante na carreira de Leonardo DiCaprio. Trata-se de “The Revenant”, que esteve nomeado para uns impressionantes 12 Óscares.
Sumário:
- “The Revenant”, a longa-metragem de Alejandro G. Iñárritu, foi o filme que valeu o tão ambicionado Óscar a Leonardo DiCaprio;
- Conquistou três Óscares no total e esteve nomeada para outras nove categorias;
- Trata-se de uma obra inspirada em factos reais que tiveram lugar no século XIX.
Pode não ser a melhor obra da carreira de Leonardo DiCaprio (“O Lobo de Wall Street“, “Apanha-me se Puderes“), mas é certamente a mais marcante. Isto porque lhe valeu (finalmente) o tão desejado Óscar de Melhor Ator. “The Revenant” tem como realizador Alejandro G. Iñárritu (“Babel“).
Além de DiCaprio, Tom Hardy (“Mad Max: A Estrada da Fúria“) e Will Poulter (“The Bear“) são os outros grandes nomes do elenco. Nomeada para uns impressionantes 12 Óscares, venceu em mais duas categorias: Melhor Realizador (Iñárritu) e Melhor Fotografia. Apesar de não ter recebido nomeação na categoria de Melhor Banda Sonora, a lista composta maioritariamente pelo falecido compositor e músico Ryuichi Sakamoto é soberba!
O enredo de The Revenant
Em “The Revenant“, o caçador e explorador Hugh Glass (DiCaprio) embarca numa expedição ao desconhecido território americano no início do século XIX. Após ser brutalmente atacado por um urso e deixado para morrer pelos membros do seu próprio grupo, incluindo o traiçoeiro John Fitzgerald (Hardy), Glass sobrevive por pura força de vontade e uma extraordinária resistência.
Enfrentando um terreno implacável, um inverno rigoroso e constantes ataques de tribos indígenas, ele luta pela sobrevivência e planeia a sua vingança. Inspirado em factos reais, “The Revenant” é uma épica história de perseverança, coragem e o poder do espírito humano. É uma exploração visceral da luta de um homem contra a natureza e os seus próprios demónios interiores.
O que diz a crítica?
No Rotten Tomatoes soma 78% entre os críticos e o importante estatuto de Fresh. “Com uma beleza tão intensa como duramente intransigente, usa o desempenho empenhado de Leonardo DiCaprio como combustível para um drama absorvente que oferece desafios punitivos – e ricas recompensas”, escrevem de forma unânime.
Também o nosso crítico José Viera Mendes se mostrou rendido à produção de Iñárritu. “É um belo filme, tecnicamente perfeito e complexo, que obedece a uma linha narrativa simples de fios muito finos e muito próximos de um conto bíblico”, começou por escrever
“Um fascinante passeio através das belas paisagens das florestas, montanhas rochosas e geladas da América do Norte (algumas das cenas por razões climatéricas tiveram que ser feitas a Sul na Patagónia argentina) fotografadas com uma técnica quase sem paralelo, e ao mesmo tempo uma viagem selvagem e tensa sobre a natureza e a maldade humana”, acrescentou.
Já tiveste oportunidade de ver este grande filme?