RIP – Querido LOU REED
Não teve as mãos no passeio de Hollywood, mas a sua memória ficará eternamente gravada no coração de todos os amantes de música, do génio e vanguardismo ao serviço do entretenimento de qualidade e da genialidade. O Mundo ficou mais pequeno hoje.
Fundou da banda The Velvet Underground com o igualmente homem de vários talentos John Cale, o guitarrista Sterling Morrison e a baterista Maureen ” Moe ” Tucker, em Nova Iorque de 1965.
A banda tornou-se rapidamente famosa e parte produtora Factory de Andy Warhol , que abrigava um grande número dos artistas mais experimentais na época. A cantora e atriz alemã, Nico, cantou na banda por um curto período, mas o line-up original evoluíu. Entre os melhores álbuns de originais ficaram ” The Velvet Underground & Nico ” (1967), ” White Light / White Heat ” (1968), ” The Velvet Underground” (1969), e ” Loaded ” (1970) hoje todos eles marcos na história do rock.
Em 1970, Lou Reed iniciou sua carreira solo. O seu segundo álbum ” Transformer ” (1972) foi produzido por David Bowie e Mick Ronson, admiradores de longa data dos Velvet. Naquele ano, teve a sua primeira – e ainda única – canção no top 20 ” Walk on the Wildside “.
Ao longo da década de 1970, fez uma série de excelentes álbuns como “Berlin ” (1973), “Rock ‘n ‘ Roll Animal” (1974) e ” Hassle Street” (1978) todos marcos artísticos deste período . Em 1980 Lou Reed casou com Sylvia Morales, outro ponto de viragem na sua carreira. O álbum seguinte ” The Mask Blue” ( 1982) destacou-se como um dos seus melhores. Em 1989 fez “New York” – uma carta de amor à sua cidade com o seu melhor e pior.
Na década de 1990, continuou a ser um dos maiores e mais acutilantes poetas do rock’n’roll. Em 1990, mais uma notável colaboração com o ex-Velvet John Cale. ” Songs for Drella “, é uma homenagem muito pessoal ao amigo e artista Andy Warhol, que tinha morrido entretanto. Em 1993, The Velvet Underground foi recriada, e atuou na Europa. Em 1997, Lou Reed, juntamente com os ex-companheiros de banda, John Cale, Maureen Tucker, e o falecido Sterling Morrison forma empossados no Rock n Roll Hall of Fame em Cleveland, Ohio.
Em Abril de 2008 casou com a sua alma gémea Laurie Anderson outro ícono da melhor música contemporanea e símbolo do melhor vanguardismo musical.
Lou Reed hoje permanece sempre como um dos compositores mais importantes do nosso tempo, e uma inspiração para uma infinidade de artistas como David Bowie, Nick Cave, Sonic Youth, Nine Inch Nails, U2, David Byrne e Patti Smith.