© Denis Makarenko via Shutterstock

Roger Waters revela a canção mais famosa dos Pink Floyd

Os Pink Floyd são uma das bandas mais bem-sucedidas de sempre a nível comercial. Recentemente, Roger Waters revelou a sua canção preferida.

Em meados dos anos sessenta, enquanto os Beatles se destacavam no panorama do rock, uma outra banda fazia surgir uma vertente mais psicodélica. Falamos dos Pink Floyd, um grupo musical original de Londres que se destacou pelas suas experiências sonoras, deixando também um marco com as suas performances ao vivo.

Syd Barrett, Nick Mason, Roger Waters e Richard Wright fundaram os Pink Floyd em 1965 após se terem conhecido na faculdade. Mas, os quatro jovens estavam longe de imaginar que em breve se tornariam numa das maiores bandas de todos os tempos. Além disso, o grupo continua a ter um dos maiores sucessos comerciais, apesar de se terem separado em 1994. Ainda assim, os Pink Floyd voltaram-se a reunir em vários outros momentos, tendo sido o último em 2022. Mas, será que no meio de tanto sucesso consegues adivinhar qual a música que Roger Waters elege como a mais popular da banda?

 

Lê Também:
Esta é a canção mais ouvida de sempre de Bob Dylan

“Brain Damage” é a canção mais famosa dos Pink Floyd

Dois anos após a formação dos Pink Floyd, a banda começou a chamar a atenção dos profissionais da indústria da música. Consequentemente, o grupo gravou o seu primeiro álbum, intitulado “The Piper at the Gates of Dawn“, tendo Syd Barrett escrito a maior parte das letras das canções que compõe o álbum. No entanto, logo após o lançamento do trabalho discográfico, a saúde mental do vocalista da banda deteriorou-se, levando Syd Barrett a deixar os Pink Floyd.

Assim que a banda perdeu o seu cantor principal, Roger Waters viu-se obrigado a assumir a liderança do grupo, passando também a escrever as letras das suas canções. Apesar de o músico ser receoso quanto à continuação dos Pink Floyd sem Barrett, a verdade é que a banda acabou por atingir um sucesso mundial nos anos seguintes. Além disso, Roger Waters fez questão de homenagear o amigo no primeiro álbum que o grupo lançou após a sua saída, “The Dark Side of the Moon“.

Do disco resultou o tema “Brain Damage”, que fala da instabilidade mental. E é exatamente essa a canção que Roger Waters considera a mais famosa dos Pink Floyd. Além disso, a frase “I’ll see you on the dark side of the moon”, cantada por Waters continua a ser uma das mais impactantes da banda. Tanto é que Roger ainda hoje nos seus concertos a solo faz questão de incluir esta canção.

Lê Também:
Este é o motivo de George Harrison se ter juntado aos Beatles

Quem é Roger Waters?

Pink Floyd
James Jeffrey Taylor via Shutterstock.com, ID 761874877

Filho de um ativista, Roger Waters sempre se dedicou a lutar pelos direitos dos oprimidos e muita dessa luta reflete-se nas suas canções. Curiosamente, o músico inscreveu-se no curso de arquitetura e, foi lá que conheceu aqueles que viriam a ser seus colegas na banda. O cantor juntou-se, inicialmente, a um conjunto musical com Nick Mason e Richard Wright, cabendo a Waters a parte da guitarra. Mais tarde, o grupo evoluiu para os Pink Floyd e Roger acabou mesmo por se tornar o vocalista após a saída de Syd Barrett.

Após deixar os Pink Floyd, em 1985, Roger Waters lutou para criar uma carreira a solo, resultando em algum sucesso. Além disso, o músico organizou um dos maiores espetáculos da história do rock, “The Wall – Ao Vivo em Berlim”, para comemorar a queda do Muro de Berlim. Consequentemente, a sua turné mundial de 2010-2013, com o mesmo nome do concerto anteriormente mencionado, gerou, na época, a maior receita de bilheteira de um artista a solo. “Wish You Were Here” e “Another Brick in the Wall” são dois dos grandes sucessos de Roger Waters.

Qual a tua música preferida dos Pink Floyd? És fã de Roger Waters?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


2 thoughts on “Roger Waters revela a canção mais famosa dos Pink Floyd

  • A forma como ignoram David Gilmour, que foi um dos motivos de sucesso da banda, levando-os para o som atmosférico, característico conhecido, e o seu papel crucial na banda é incrível. Waters contribuiu imenso com a sua visão e as letras, mas na guitarra e no instrumental em geral foi sempre o Gilmour, a voz e a guitarra da banda. A banda não se separou em 1994, mas sim durante os anos 80.

  • Consegue falar dos Link Floyd sem falar de David Gilmour…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *