RTP2 dedica o mês de novembro ao cineasta Yasujirô Ozu
Todos os sábados do mês de novembro irão estrear em televisão uma obra cinematográfica do cineasta japonês Yasujirô Ozu.
As noites de sábado durante o mês de novembro vão ter outro sabor para os amantes de cinema com quatro estreias inéditas de filmes do realizador japonês Yasujirô Ozu na televisão portuguesa. Para além das estreias, teremos a apresentação e o comentário do realizador português Joaquim Leitão ao filme Viagem a Tóquio, a primeira das quatro estreias, e em seguida contaremos com a análise pessoal de Rita Durão ao filme, após a exibição do mesmo.
7 de novembro – Viagem a Tóquio
Viagem a Tóquio conta a história de um casal de idosos que viaja para Tóquio para visitar os filhos, deixando na sua terra natal uma das filhas. O casal é recebido com indiferença e ingratidão pelos filhos. Mais tarde, quando a mãe fica doente os filhos vão visitá-la e os sentimentos são revelados.
Lê mais: 10 filmes a não perder até ao final de 2015
14 de novembro – A Flor do Equinócio
No sábado seguinte, dia 14 de novembro, teremos a estreia do filme A Flor do Equinócio. Na recepção do casamento da filha de um velho amigo seu, Hirayama questiona-se porque razão Mikami, outro velho amigo, não compareceu. Na verdade, Mikami estava preocupado com a filha Fumiko, que fugiu de casa com o namorado, e não quis ir à cerimónia. Mikami pede para Hirayama ir ver como Fumiko está. Este visita então o bar onde ela trabalha como empregada. Ao mesmo tempo que Hirayama se mostra compreensivo com Fumiko, fica furioso quando Taniguchi, o namorado de sua própria filha, faz uma surpresa e pede permissão para se casar com ela.
Lê também: Festival Internacional de Tóquio | Animação japonesa em destaque
21 de novembro – O Fim do Outono
A 21 de novembro estreia o terceiro filme deste ciclo de cinema japonês dedicado a Ysaujirô Ozu, O Fim do Outono. Após o falecimento de Miwa, os seus melhores amigos decidem preocupar-se com o futuro da viúva Akiko (Setsuko Hara) e da sua filha. Todos acreditam que a melhor solução é casar a jovem, mas esta rejeita todos os candidatos.
Lê ainda: Studio Ghibli homenageado no Festival Internacional de Cinema de Busan
28 de novembro – O Gosto do Saké
A quarta e última estreia exclusiva que a RTP2 oferece aos espetadores é a obra cinematográfica O Gosto do Saké, a 28 de novembro. Este filme foi o último realizado por Yasujirô Ozu e acompanha Hirayama (Chishû Ryû), um viúvo e gerente de uma fábrica em Tóquio, que se vê na obrigação de escolher o melhor marido para uma das suas filhas, mesmo que essa escolha o aproxime mais da solidão.
Consulta também o nosso Guia das Estreias de Cinema