Hiroyuki Sanada confessa sentir “pressão” após vencer o SAG Award por Shogun
Após mais uma grandiosa vitória, Hiroyuki Sanada revela sentir os efeitos negativos do sucesso de “Shogun” no Disney+.
“Shogun” foi uma das séries de maior sucesso no streaming em 2024. Após a sua estreia em fevereiro desse ano na FX, Hulu e no Disney+, a série produzida pela FX Productions acabou por conquistar a atenção dos espectadores mundiais. Embora seja uma série falada maioritariamente em japonês, a obra conseguiu angariar milhões de espectadores todas as semanas, que aguardaram curiosamente pelo desenrolar da história.
O projeto decorre em 1600, durante o período de Japão feudal que dá nome à série. Porém, “Shogun” acompanha um europeu que, após a sua chegada à ilha, tenta expor a arrogância e ganância dos padres portugueses que aos poucos tentam colonizar o país ao pregar a religião cristã. Usando a história real como inspiração, a série dá a conhecer a jornada de John Blackthorne, desde forasteiro, a guerreiro apoiado por um dos líderes do país.
Contudo, apesar de ser uma produção norte-americana, a série conta com um elenco maioritariamente de origem japonesa. Hiroyuki Sanada, Anna Sawai e Tadanobu Asano, bem como Yûki Kedôin e Takehiro Hira são exemplos do talento asiático presente no elenco.
Hiroyuki Sanada sente pressão para o regresso de “Shogun”
Numa entrevista dada após vencer mais um prémio, Hiroyuki Sanada revelou estar a sentir a pressão para trazer ao público uma segunda temporada ainda melhor que a primeira. “Estas horas dão-nos força para avançar, mas também muita pressão por causa da grande reação que tivemos”, revela o ator.
“Nós devemos criar cuidadosamente o melhor guião e depois [escolher] o melhor elenco novo, a equipa e o local”, continua Sanada. “Sabem, a pressão por vezes transforma-se em energia, por isso, mais uma vez, obrigado pela grande pressão desta noite”, concluiu.
Quais os prémios angariados?
Na passada noite de 24 de fevereiro, Hiroyuki Sanada angariou mais um prémio de Melhor Ator pela sua performance na série atribuída pela Screen Actors Guild. Porém, não foi a única conquista da noite, a série levou ainda prémios de Melhor Atriz, Melhor Elenco, e Melhor Elenco de Acrobacias.
Ainda em 2024, “Shogun” já havia feito história, ao conquistar 18 Emmys, incluindo o de Melhor Série Dramática. Por fim, a série saiu ainda vitoriosa da cerimónia recente dos Golden Globes, bem como dos Critics Choice.
O que diz a crítica?
Tal como as audiências, a crítica recebeu a série de braços abertos, contando com uns históricos 99% no Rotten Tomatoes. Os críticos gabam o trabalho dos criadores Justin Marks e Rachel Kondo, constatando que “contam esta história sem que ela cheire a apropriação e voyeurismo”.
Foste um dos milhões de espectadores que acompanhou a primeira temporada da série do Disney+? Quais são as tuas expectativas para a nova temporada?