© BestForBest via ShutterStock (ID:1515742409)

Já tiveste a sensação do teu Smartphone ouvir as conversas? Há novos desenvolvimentos

Já não é uma novidade para ninguém mas é sempre uma suspeita constante. Agora há novos indícios sobre a gravação das nossas conversas por parte dos smartphones.

Sumário:

  • As suspeitas das gravações das nossas conversas através dos smartphones já não são novas;
  • Surgem novos indícios que colocam a Amazon e o Facebook no centro da questão;
  • O Cox Media Group terá usado um software de escuta ativa para ouvir conversas alheias.
Lê Também:   Netflix vai deixar de ser compatível com estes dispositivos Apple

Nos últimos anos, surgiram suspeitas de que os nossos telemóveis podem estar a “ouvir” as conversas dos utilizadores, especialmente para fins publicitários. Estas preocupações voltaram a ser destaque após informações reveladas pelo Daily Mail, que menciona o Cox Media Group (CMG) como envolvido no uso de software de Escuta Ativa, recorrendo a Inteligência Artificial para recolher e analisar dados de conversas através de telemóveis e computadores portáteis.

E quem é o Cox Media Group? É uma empresa de mídia norte-americana que opera em várias plataformas, incluindo rádio, televisão, publicações digitais e impressa. Fundada em 2008, a empresa é conhecida por sua presença em diversos mercados e pela produção de conteúdo local. Está também envolvida em iniciativas de publicidade e marketing, oferecendo soluções para anunciantes. Além disso, a empresa tem um foco especial em inovação digital, pronta a adaptar-se às mudanças no consumo de mídia. 

No entanto essa adaptação pode ter sido em demasia, e o jornal inglês revelou o que está em causa – a nossa privacidade.


Novas suspeitas de gravações apontam para estas gigantes tecnológicas

Já é possível enviar áudios no WhatsApp sem abrir a aplicação
Foto de LinkedIn Sales Navigator no © Pexels

Gigantes tecnológicos como Facebook, Google e Amazon foram associados ao CMG, levantando dúvidas sobre o uso desse software. No entanto, as três empresas vieram publicamente afastar-se do conglomerado. A Google, por exemplo, removeu o CMG da sua lista de parceiros, e a Amazon negou qualquer colaboração neste programa. O Facebook admitiu estar a investigar possíveis violações dos seus termos de serviço por parte do CMG.

O texto da Daily Mail também aborda a questão de como os nossos dispositivos, através de assistentes virtuais como Siri e Google Assistant, podem estar tecnicamente a ouvir-nos, uma vez que precisam de estar atentos a palavras de ativação como “Hey Siri” ou “OK Google”. Contudo, isto não significa que gravem todas as conversas, apenas escutam para reconhecer comandos específicos.

Lê Também:   Estas novas funcionalidades do Mapas (Apple) rivalizam com Google Maps e Waze

Ou seja, a CMG usava um software de escuta ativa para ouvir as nossas conversas, como apontou o 404 Media. Numa declaração enviada por email ao Daily Mail, um porta-voz da Meta disse: “A Meta não usa o microfone do telefone para anúncios e temos sido claros sobre isso há anos. Estamos a contactar a CMG para que clarifiquem que o seu programa não se baseia em dados da Meta.”

A Amazon também respondeu à 404 Media afirmando que a sua divisão de anúncios “nunca trabalhou com a CMG neste programa e não tem planos de o fazer.”


O que deves fazer para manter-te em segurança?

Telemóvel Smartphone
Foto de Jonas Leupe no Unsplash

Para proteger a privacidade, é recomendável que os utilizadores limitem permissões de microfone nas aplicações, mantenham os sistemas operativos atualizados e instalem software antivírus e VPNs para proteger contra malware. O malware, que é uma ameaça crescente, pode aceder ao microfone sem autorização e gravar conversas, potencialmente comprometendo a privacidade dos utilizadores e expondo informações sensíveis.

Lê Também:   Esta série tem 93% no Rotten Tomatoes e já é a mais vista na Apple TV+ em todo o mundo

Assim, embora a recolha de dados de áudio para personalizar anúncios seja legal e muitas vezes aceite nos termos de serviço, os riscos relacionados com malware e acesso não autorizado continuam a ser uma preocupação real.

Também tens esta suspeita? Qual é o teu smartphone?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *