Até onde vai cair o Mercado de Ações com as Tarifas de Donald Trump?
Muitos preveem uma recessão nos EUA se as tarifas de Donald Trump avançarem. O que pensam os investidores?
O Presidente Americano Donald Trump deixou o mundo financeiro de pernas para o ar com as tarifas anunciadas. Países prepararam respostas enquanto o mercado caía para um dos piores dias de sempre para os investidores. Pelo meio, fundos e bancos fizeram uma revisão às suas previsões para o crescimento dos EUA neste ano, todas elas com um cenário pior do que o anterior.
Tarifas ficam ou vão?
Entretanto, Donald Trump voltou atrás nas tarifas dos países que não ripostaram ou que estão a tentar negociar, o que acalmou ligeiramente os mercados. Mas a pergunta é a mesma… até onde poderão cair os mercados? Teremos uma recessão nos EUA? E se sim, este Bear Market que estamos a viver poderá descer até que valores e demorará quanto tempo a voltar aos seus máximos históricos?
A tendência da recuperação mais rápida
Se olharmos para as últimas grandes quedas do mercado, até a verdade é que independentemente do tamanho da queda, a recuperação tem sido cada vez mais rápida. Aqui o importante é deixar bem claro que isto não quer dizer que a tendência continue. A queda do Covid, por exemplo, demorou menos de 4 meses até ser anulada, com os mercados a subirem imenso, agarrados às empresas tecnológicas que ganharam ainda mais espaço na altura das quarentenas e consequente trabalho remoto que se espalhou pelo mundo. No vídeo deste nosso artigo, analisamos as várias quedas dos últimos cem anos, qual a percentagem de desvalorização e duração da recuperação.
Como foram os anteriores Bear Makets?
No entanto, é importante perceber que, na grande maioria das vezes, estes bear markets são criados por variáveis externas, que ao se ligarem à tendência cíclica de um mercado em corrigir subidas contínuas, acaba por cair. Aqui, tal como nos anteriores casos, serão estas variáveis externas a ditar a recuperação do mercado, sendo que nada garante que o mercado recupere, principalmente se os investimentos estiverem pouco diversificados na nossa carteira.
Mas, para aprofundares o conhecimento neste assunto, vê o vídeo a seguir para percebemos melhor o que aconteceu antes para tentares perceber o que poderá acontecer nos próximos meses.