Concertos de Taylor Swift em Viena cancelados após ameaça terrorista
Este artigo, sobre o cancelamento dos concertos de Taylor Swift, encontra-se em atualização permanente, à medida que são conhecidos novos desenvolvimentos.
Os três concertos de Taylor Swift agendados para a capital da Áustria, Viena, foram cancelados devido a uma ameaça terrorista.
Sumário:
- Os concertos de Taylor Swift nos dias 8, 9 e 10 de agosto, na capital da Áustria, foram cancelados devido a ameaça terrorista;
- Já se encontram em custódia dois suspeitos com ligações à ISIS, um deles um jovem com apenas 19 anos de idade;
- O anúncio partiu da promotora do evento, com decisão tomada pelas instâncias governamentais austríacas.
Pela segunda vez na sua carreira de 20 anos, Taylor Swift foi forçada a cancelar espetáculos. A decisão partiu das instâncias governamentais da Áustria, com os três espetáculos da The Eras Tour, a maior digressão de sempre, a serem cancelados devido a uma ameaça terrorista confirmada.
O anúncio surgiu na quarta-feira, dia 7 de agosto, no dia antes do arranque da primeira noite em Viena. A confirmação surgiu não a partir das páginas Taylor Swift ou Taylor Nation (gerida pela sua equipa), mas a partir da promotora local, Barracuda Music:
Ver esta publicação no Instagram
Mais tarde, perante a incredulidade dos fãs, a conta Taylor Nation partilhou esta mesma publicação nas suas stories.
Lê-se:
“Os concertos da Eras Tour em Vienna foram cancelados devido à confirmação governamental de um ataque terrorista planeado. Não temos outra hipótese senão cancelar os espetáculos, pela segurança de todos os envolvidos. O valor dos bilhetes será automaticamente devolvido no prazo máximo de 10 dias úteis.”
Assim, confirma-se, para desgosto dos ‘Swifties’ austríacos, e de todos os que fossem voar para o concerto, como tem sido habitual durante a Eras Tour, que os concertos da Áustria não deverão portanto ser remarcados. O website oficial da cantora Taylor Swift confirma também já esta informação.
Ataque previsto no concerto de Taylor Swift: O que sabemos
De momento, sabemos que seria arriscado realizar os espectáculos da Eras Tour em Viena, pois embora dois suspeito tenham sido presos, alguns dos seus colaboradores encontram-se ainda fora de custódia policial.
O chanceler austríaco, Karl Nehammer, partilhou também na rede social X (antigo Twitter) a sua desilusão relativamente ao cancelamento dos concertos de Taylor Swift, reforçando que a situação deveria ser tratada com a devida seriedade. Agradeceu também aos profissionais de segurança e a uma parceria de inteligência internacional que permitiu identificar a ameaça e assim impedir uma tragédia.
Dois oficiais americanos comunicaram à NBC que as forças de segurança austríacas continuam a procurar pessoas adicionais com ligação a estes planos. Um dos suspeitos em custódia, com apenas 19 anos de idade, tinha recentemente feito, através da internet, um voto de fidelidade à ISIS.
O par detido tinha o objetivo de planear ataques em grandes arenas de Viena e tinham especificamente escolhido a ocasião dos concertos de Taylor Swift. De acordo com as autoridades da Áustria, estavam já sob vigilância.
Adicionalmente, uma brigada de bombas encontrou químicos suspeitos no apartamento do jovem de 19 anos detido. Além disso, foram também encontrados detonadores, explosivos, facas, machetes, propaganda alusiva à ISIS e 21.000€ em dinheiro falsificado, isto de acordo com a CNN.
Tudo a postos para a Eras Tour em Wembley?
Taylor Swift encontra-se no segmento europeu da sua longa the Eras Tour, e já está a dar concertos no velho continente desde maio. A sua passagem por cá chega ao final com 5 datas esgotadas no Estádio de Wembley, em Londres. Por agora, ainda não há indicação que a ameaça em Viena coloque em causa os espetáculos no Reino Unido.
Todavia, temos de esperar para saber se os concertos em Wembley, de 15 a 20 de agosto, se encontram de facto seguros. Ainda esta semana foram confirmadas novas primeiras partes para estes espectáculos muito especiais.
Além da abertura de Paramore, ao longo de toda a digressão europeia, as datas de Londres terão, um por dia, concertos de: Suki Waterhouse, Raye, Holly Humberstone, Maisie Peters e Sofia Isella.
De acordo com a polícia metropolitana, não há nada que associe os ataques em Viena aos espectáculos londrinos, e, por isso, tudo deverá prosseguir normalmente. Depois disso, a Eras Tour termina na América do Norte com datas no outono e inverno, nos EUA e Canadá.
Estiveste presente na Eras Tour nalguma das suas datas europeias? És fã de Taylor Swift?