© 2023 20th Century Studios. All Rights Reserved.

The Last of Us foge à história do jogo no segundo episódio

Já estreou o segundo episódio de “The Last of Us”, da Max. Sem entrar já com spoilers, há um aspeto que difere da história do jogo.

No mais recente episódio de “The Last of Us”, a morte brutal de Joel, uma das personagens principais, causou uma forte reação entre os fãs. Especialmente entre os que já conheciam a história original.

Abby, interpretada por Kaitlyn Dever, surge num momento impactante mas que levanta questões quanto à estrutura narrativa adotada pela série. Enquanto no jogo o motivo da vingança de Abby só se revela a meio da história, a adaptação televisiva opta por revelar, em cerca de vinte minutos de ecrã, toda a sua motivação: Joel matou o seu pai, o cirurgião dos Fireflies, para salvar Ellie.

Lê Também:
The Last of Us T2, Primeiras Impressões | Nova temporada promete ser emocional

Que implicações terá no resto da série “The Last of Us”?

Pedro Pascal t2 The Last of Us
©Max

Este foco precoce nas motivações de Abby cria um dilema para o resto da série. Ao revelar de imediato o que no jogo só se entende mais tarde, a série corre o risco de comprometer a ambiguidade moral essencial à experiência original. No jogo, o jogador é forçado a assumir o controlo de Abby, a viver com ela, proteger os seus amigos e enfrentar Ellie como uma “inimiga”. Essa construção emocional, gerada pela interação direta e prolongada, não tem equivalente direto na televisão.

A transformação de Abby ao longo do jogo, que subverte a sua imagem inicial de “vilã” musculada e ameaçadora, pode perder força na série, onde esse desenvolvimento não tem a mesma interação imersiva. No entanto, apesar da performance convincente de Kaitlyn Dever, a introdução da personagem revelou-se abrupta e talvez demasiado explicativa.

Lê Também:
HBO confirma o elenco da muito aguardada série de Harry Potter

Assim sendo, os criadores justificaram a decisão com a diferença no tempo de consumo: enquanto os jogadores podem concluir a história em poucos dias, os espectadores de televisão esperariam anos por uma revelação semelhante.

Nesse sentido, resta agora saber se “The Last of Us” conseguirá manter o impacto emocional e a complexidade narrativa do jogo. Ou se a série comprometerá a experiência dramática que tantos esperavam reviver — ou descobrir — pela primeira vez.

Já viste o segundo episódio?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *