Tilda Swinton, em O Assassino © 2023 NETFLIX

Tilda Swinton surpreende ao revelar o futuro da sua carreira

Tilda Swinton, conhecida por participar no filme “Suspiria”, fez esta semana uma bombástica revelação que ninguém estava à espera.

O nome de Tilda Swinton é bem familiar a todos os amantes de cinema. A atriz britânica é conhecida pelos seus papéis excêntricos em filmes como “Suspiria” (disponível na Amazon prime), “O Quarto ao Lado” e “Michael Clayton”. Este último valeu a Swinton um Óscar de Melhor Atriz Secundária em 2008. Além disso, Tilda deu vida à Feiticeira Branca em “As Crónicas de Nárnia”, um papel que consolidou o seu nome em Hollywood.

Nascida em 1960, a atriz estreou-se na Royal Shakespeare Company com apenas 20 anos, iniciando aí o seu percurso na representação. Mais tarde, Swinton participou na longa-metragem “Caravaggio”, um filme sobre o pintor italiano, e, desde então, tornou-se num dos nomes mais respeitados do cinema atual.

Ao longo de quase quatro décadas, Tilda Swinton participou em mais de 60 filmes, sem contar com as dezenas de aparições em papéis televisivos. Além de ter vencido um BAFTA e contar já com quatro nomeações aos Globos de Ouro, a intérprete foi considerada uma das melhores atrizes do século XXI pelo The New York Times. Porém, o futuro da carreira da atriz parece agora estar em risco.

 

Lê Também:
A Voz Humana | De Anna Magnani a Tilda Swinton

Tilda Swinton anuncia pausa na carreira

"Okja"
Photo by Kimberly French © Netflix

Este ano, o Festival Internacional de Cinema de Berlim atribuiu a Tilda Swinton o Urso de Ouro Honorário, homenageando a prestigiada carreira da atriz britânica. Durante o discurso de aceitação do prémio, a protagonista de “A Vida Extraordinária de David Copperfield” denunciou os abusos dos governos que promovem a guerra e mostrou-se revoltada com a destruição do planeta e o desumanismo deste século.

Momentos mais tarde, Tilda Swinton viria a dar a notícia mais bombástica. Um dia após a homenagem em Berlim, a britânica confessou numa entrevista que irá fazer uma pausa na carreira. “Quando eu voltar para casa na Escócia na segunda-feira, estarei a entrar em algo pelo qual tenho esperado ao longo de 15 anos, que é um período da minha vida em que faço algo diferente. Não sei bem dizer o que é, mas posso dizer que não vou filmar pelo resto deste ano”, informou a atriz.

Segundo Swinton, a decisão surgiu após um período intensivo de trabalho que conduziu ao desgaste da atriz. Para Tilda não há dúvidas que esta intensidade nas produções é mais uma consequência da pandemia, pois segundo a britânica os atores são agora pressionados a gravar assim que o financiamento é aprovado para evitar a perda de lucros caso surja uma nova doença.

 

Lê Também:
74ª Berlinale | O Urso de Ouro foi para Dahomey, de Mati Diop

Quais são os principais destaques do Festival de Cinema de Berlim 2025?

Das Licht, de Tom Tykwer
© Frederic Batier / X-Filme AG

Mais conhecido por Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano acontece entre os dias 13 e 23 de fevereiro. Mas, esta edição será especial, pois comemora os 75 anos desde a sua inauguração. Além disso, Tricia Tuttle estreia-se como diretora artística do festival após a demissão de Carlo Chatrian e Mariette Rissenbeek.

A abertura da 75ª edição do Berlinale contou com a exibição do filme “Das Licht“, uma produção alemã que acompanha uma família de classe média enquanto tenta sobreviver à instabilidade dos nossos dias. Na estreia estiveram presentes os atores e o realizador da longa-metragem que subiram a palco para apresentar o filme. Nessa mesma noite, Tilda Swinton venceu o Urso de Ouro Honorário.

Este ano, Todd Haynes, realizador do filme “May December: Segredos de Um Escândalo” será o Presidente do Júri Internacional que irá ser decisivo na entrega do aguardado Urso de Ouro. O tão aguardado prémio será atribuído na Gala que marca o ponto alto do Festival, a 22 de fevereiro. Entre as várias secções que compõe o Berlinale, destaca-se a retrospectiva que se dedica aos filmes germânicos da década de 70, sob o tema “selvagem, estranho, sangrento”. Entre os nomeados para a grande competição, salientam-se as longas-metragens “Blue Moon”, “Hot Milk” e o filme brasileiro “O Último Azul”.

És fã do trabalho de Tilda Swinton? Qual o teu filme preferido da atriz britânica?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *