Timothée Chalamet em "A Complete Unknown" |© Searchlight Pictures

Todas as novidades sobre a biografia de Bob Dylan com Timothée Chalamet

“A Complete Unknown”, a biografia musical sobre o início da carreira de Bob Dylan, está quase a chegar aos cinemas e conta com Timothée Chalamet no papel central. Porque é que nos devemos empolgar com o novo filme de James Mangold? 

Sumário:

  • “A Complete Unknown” retrata os primeiros anos da carreira de Bob Dylan, bem como a sua ascensão na cena folk em Greenwich Village;
  • Vale a pena reforçar que Timothée Chalamet canta no primeiro trailer do filme, e a sua interpretação é vocal promete;
  • O filme retrata várias figuras importantes da juventude de Dylan, como por exemplo Woody Guthrie e Pete Seeger.
Lê Também:   Os 8 melhores filmes de ficção científica da Netflix

Há muito a antecipar em relação ao lançamento de “A Complete Unknown”. Na nova biografia musical assinada por James Mangold, a jovem certeza do mundo do cinema, Timothée Chalamet, o ator nova-iorquino dá vida a uma representação dos primeiros passos de Bob Dylan no mundo da música e até canta!

Timothée Chalamet dá não só corpo, mas voz a Dylan

No primeiro trailer completo, vemos Chalamet com próteses, a encarnar fisicamente Bob Dylan através de uma grande transformação. Por outro lado, também vemos uma grande capacidade de interpretação musical. Não é a primeira vez que o ator canta no cinema. Já tinha desempenhado um pequeno número em “Um Dia de Chuva em Nova Iorque” de Woody Allen, e também protagonizou há pouco o musical “Wonka“, uma prequela sobre o mais famoso produtor de chocolates do mundo.

Lê Também:   Wonka, a Crítica | Timothée Chalamet é um afável jovem Willy Wonka

Agora, Chalamet chega a novos voos ao tentar aproximar-se do timbre da lenda viva que é Bob Dylan. Em vez de ouvirmos vocais gravados do próprio Dylan, Timothée Chalamet aventura-se com os seus próprios dotes musicais, distinguindo-se (muito) o posicionamento de voz do apresentado no musical sobre Willy Wonka. No trailer de “A Complete Unknown” podemos vê-lo a interpretar, de forma muito convincente, a canção “A Hard Rain’s A-Gonna Fall”.


Walk the Line Vs A Complete Unknown | Mangold promete uma abordagem distinta

Walk the Line
Reese Witherspoon e Joaquin Phoenix | © 20th Century Fox

James Mangold tem credenciais impressionantes, tendo realizado uma das melhores biografias musicais da história do cinema. Falamos de “Walk the Line”, o filme sobre Johnny Cash protagonizado por Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon.

Mas de acordo com o realizador de ambos os projetos, “A Complete Unknown” terá uma configuração distinta. Mangold clarificou, em entrevista, que a vida de Cash foi definida pela sua juventude, da morte do seu irmão ao desenvolvimento do seu vício de drogas. Não existindo este tipo de eventos tão marcantes e traumáticos na vida de Dylan, o filme irá explorar muito mais o efeito que o cantor teve naqueles que entraram em contacto consigo e colocar em destaque todos os aspectos que tornaram Bob na figura que é hoje.

Neste sentido, podemos esperar uma biografia menos dramática, mas igualmente dedicada a explorar o seu sujeito de forma plena.

Lê Também:   Os Melhores Musicais No Cinema Do Século XXI

Entretanto, “Walk the Line” valeu a Reese Witherspoon o Óscar de Melhor Atriz e uma nomeação a Phoenix. Será que a história se vai repetir?


Muitos convidados, entre eles Johnny Cash

Timothée Chalamet e locais icónicos da vida de Bob Dylan
Locais icónicos da juventude de Bob Dylan| ©Searchlight Pictures

Universos irão tocar-se entre as obras de James Mangold. Ora, depois de já ter narrado a história de vida de Cash, foi também anunciado que o cantor de “Walk the Line” estará presente também em “A Complete Unknownao lado do Bob Dylan de Timothée Chalamet.

Infelizmente, Joaquin Phoenix já não tem idade para interpretar o músico, e por isso teremos o papel entregue a Boyd Holbrook (“Logan”). A amizade entre Cash e Dylan será representada, isto a partir de 1963, quando Cash escreveu uma carta a elogiar o trabalho de Bob Dylan em The Freewheelin‘.

Os dois músicos tinham muito respeito mútuo e conheceram-se no Festival de Música Folk de Newport no ano de 1964. Posteriormente, colaboraram musicalmente, algo que o filme irá retratar, pelo menos numa fase inicial.


Um elenco de apoio imperdível em A Complete Unknown

Elle Fanning
Elle Fanning, “Fala-me de Um Dia Perfeito” | © Netflix

O jovem nomeado ao Óscar Timothée Chalamet está longe de ser a única grande estrela presente no elenco. Ao seu lado temos Elle Fanning como Sylvie Russo, uma versão fictício da namorada real de Bob Dylan.

Outras edições pertinentes no elenco incluem Edward Norton como Pete Seeger e ainda vários outros nomes como Monica Barbaro, Scoot McNairy, Dan Fogler ou
Charlie Tahan.


Uma sequela com Timothée Chalamet não fica fora de questão

Chalamet como Dylan - a cantar no trailer de A Complete Unknown
©Searchlight Pictures

O filme de Mangold deixa bastante material para uma sequela disponível. São retratados vários momentos da vida de Dylan, à medida que sobe na cena folk e que adota um inesperado som elétrico. Aqui capta-se o estatuto icónico de Dylan, à medida que se tornou um dos melhores compositores e intérpretes do seu tempo e não só.

Todavia, há mais história a contar e, caso Mangold e Chalamet tenham interesse, a porta poderá ficar aberta para uma possível continuação. A história aqui contada, em “A Complete Unknown”, incorpora uma janela temporal curta. O filme termina no ano de 1965, mas depois disto, há muitas épocas áureas da carreira de Dylan, nomeadamente nos anos 70 e 80, que merecem o tratamento cinematográfico.

Embora nada tenha sido anunciado, não rejeitaríamos essa hipótese.


O próprio Bob Dylan aprovou A Complete Unknown

Bob Dylan
Crédito editorial: Stefano Chiacchiarini ’74 / Shutterstock.com

Ora, representar uma lenda viva é uma responsabilidade considerável. Não só Dylan aprovou o filme, como está envolvido na qualidade de produtor executivo. Em entrevista à Rolling Stone, o realizador James Mangold revelou que, ao lado de Bob Dylan, discutiu a longa-metragem em detalhe, de forma a preservar o legado desta grande figura musical.

Mangold fez questão de falar com Dylan mesmo antes das gravações começarem para pedir o seu selo de aprovação!

“A Complete Unknown” estreia nos Estados Unidos em dezembro deste ano e no Reino Unido em janeiro de 2025. Com interesse em ver esta biografia com Timothée Chalamet na pele de Bob Dylan? 



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *