Top MHD | Os 5 melhores filmes de Luc Besson

[tps_header]

Na semana de estreia de “Valerian e a Cidade dos Mil Planetas”, porventura o trabalho mais ambicioso da carreira do visionário Luc Besson, fizemos uma retrospetiva à obra do realizador francês e elegemos os seus 5 melhores filmes, na opinião da MHD. 

Top MHD | Os 5 melhores filmes de Luc Besson

[/tps_header]

[tps_start_button label=”CLICA e CONSULTA” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]


#5 – The Big Blue / Vertigem Azul (1988)

“Vertigem Azul” é história de dois mergulhadores que começa no final dos anos cinquenta quando, mesmo na infância, Jacques e Enzo disputavam recordes de mergulho em alto mar no Mediterrâneo. Vinte anos depois, eles são os principais concorrentes do campeonato de mergulho livre. Um retrato de dois homens amarrados ao mar e também do amor entre Jacques e a sua mulher da terra, Johanna. “Vertigem Azul” é não só um conto de amizade e romance, mas também um épico sobre a obsessão e a beleza. Um dos filmes mais melodramáticos da carreira de Luc Besson.


#4 – The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec / A Maldição do Faraó – As Aventuras de Adèle Blanc-Sec (2010)

Luc Besson realizou em 2010 mais uma adaptação de uma novela gráfica, mas desta vez sem naves espaciais e seres alienígenas. “As Aventuras de Adèle Blanc-Sec” segue Louise Bourgoin,  uma escritora de mentalidade independente que se envolve num mistério envolvendo múmias, maus da fita e dinossauros na era era pré-Primeira Guerra Mundial em Paris. Um filme que coloca Besson na plenitude dos seus recursos técnicos (a direção de arte e o guarda-roupa são irrepreensíveis) e também num dos seus recentes auges na criação entretenimento desafiante e eficaz.


#3 – Nikita / Nikita – Dura de Matar (1990)

A premissa é simples: numa noite, um assalto a uma farmácia termina num tiroteio sangrento. Nikita é presa e condenada a prisão perpétua por homicídio. No entanto, é-lhe dada uma oportunidade de comprar a sua saída, assinando um contrato inquebrável com o governo. Depois de três anos de treino intensivo e de um teste final, Nikita ganha uma nova identidade, tornando-se numa assassina profissional.

Com Anne Parillaud (Sem Fronteiras) no papel principal, que lhe valeu o César de Melhor Atriz em 1991, “Nikita – Dura de Matar” alcançou o estatuto de filme de culto em todo o mundo pela forma como combina a violência estilizada (personificada na sua protagonista selvagem) com entretenimento puro, como Besson sabe fazer. O restante elenco – Jean Reno (Missão Impossível), Jean-Hughes Anglade (Rainha Margot) e Jeanne Moreau (Jules e Jim) – é só um bónus.


#2 – The Fifth Element / O Quinto Elemento (1997)

O bem e o mal batalham pelo futuro da Terra no século XXIII, neste épico de ficção científica de Luc Besson. N'”O Quinto Elemento”, Besson apresenta-nos um cenário sci-fi/pop pincelado com momento de comédia slapstick, ação violenta e visualmente exuberante e alicerçado em personagens inesquecíveis. Um filme além do seu tempo que teve inspiração nos comics de Valerian (Besson até contratou Jean-Claude Mézières, um dos autores da novela gráfica, como designer não creditado neste filme).


#1 – Léon: The Professional / Léon, o Profisional (1994)

Já todos conhecem a história de Léon (Jean Reno), um assassino profissional que vive uma vida rotineira, sozinho em Nova Iorque com uma planta, até ao dia em que se torna no involuntário guardião da jovem Mathilda (uma estreante Natalie Portman). Abordando o relacionamento incomum entre um assassino experiente e a sua aprendiz de 12 anos, Besson cria mais um thriller elegante que, desta vez, é também estranhamente emotivo. As personagens são ricas e profundas, a ação é estilizada e frenética e as interpretações de Portman, Reno e Oldman são de alto quilate. “Léon” é, até hoje, o pico da carreira de Luc Besson.

[tps_footer]

Concordam com as nossas escolhas? Quais as vossas? Digam-nos nos comentários a este artigo ou então no nosso Facebook.

[/tps_footer]



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *