Este é o verdadeiro herói de Senhor dos Anéis segundo Tolkien
A Terra Média está cheio de heróis, cada um teve um papel importante na vitória do Bem. Mas para J. R. R. Tolkien este é o verdadeiro herói.
Sumário:
- “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien, deu a conhecer um dos universos de fantasia mais extensos de sempre;
- Numa grande luta entre o Bem e o Mal conhecemos várias personagens icónicas como Aragorn, Gandalf, Frodo, Sam, Legolas, entre outros;
- Para o criador deste universo, o verdadeiro herói de toda a narrativa foi Samwise “Sam” Gamgee.
Quando pensamos na Terra Média, é fácil associar o heroísmo aos grandes nomes como Frodo, Aragorn ou Gandalf. No entanto, ao longo da narrativa (focando apenas dentro dos acontecimentos de “O Senhor dos Anéis”).
Existem outras personagens que tiveram um papel importante na vitória do Bem sob o Mal. Até à destruição do Anel, houve vários intervenientes importantes, cada um com uma ajuda determinante.
Ainda assim, o próprio criador deste universo, J. R. R. Tolkien, tem a sua própria escolha e elegeu este “grande” hobbit como o verdadeiro herói.
Sam Gamgee é o amigo que todos precisamos
Para J.R.R. Tolkien, o criador deste vasto universo, o verdadeiro herói da sua obra-prima é o ajudante de Frodo Baggins, Samwise “Sam” Gamgee.
Sam, o fiel amigo de Frodo, entra na jornada épica como um hobbit humilde do Condado e quase por acaso, quando estava a ouvir a conversa entre Gandalf e Frodo. Desde Rivendell até Mordor, Sam acompanha Frodo em cada passo, enfrentando perigos e desafios que testam os limites de qualquer mortal. Quando os companheiros se separam, Sam torna-se a força motriz por trás da missão de destruir o Anel, provando a sua lealdade inabalável e coragem.
Além disso, em momentos cruciais, Sam salva Frodo de situações de vida ou morte e encontra forças para o motivar mesmo quando tudo parece perdido. No clímax da história, ao ver Frodo completamente esgotado, Sam carrega-o até ao fogo do Monte da Perdição, onde o destino da Terra Média é selado com a destruição do Anel.
Tolkien, consciente da importância de Sam na narrativa, destacou-o como uma figura heroica central. Nas suas cartas, o autor escreveu: “Sam Gamgee da minha história é uma figura bastante heróica que agora é amada por muitos leitores, embora venha de uma área rural”.
Em “The Letters of J. R. R. Tolkien”, um livro editado por Humphrey Carpenter e que contou com a assistência do filho Christopher Tolkien, encontramos centenas de cartas que o escritor britânico trocou ao longo dos anos. Nas mesmas, é possível encontrar partes importantes da história deste universo.
Podes ver a trilogia completa de Peter Jackson no Streaming, mais concretamente na Max.
E para ti, qual é o verdadeiro herói da história?