© DREAMWORKS ANIMATION SKG and TM Aardman Animations Ltd

Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl, a Crítica | Regresso digno de Óscar desta dupla da animação está já na Netflix

A nova aventura de Wallace & Gromit é um triunfo do cinema de animação. Está nomeada para Melhor Filme de Animação nos Óscares 2025.

Lê Também:
Estes 4 filmes nomeados aos Óscares 2025 estão disponíveis na Netflix

“Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl” é um regresso triunfal da dupla britânica mais adorada da animação em stop-motion, oferecendo uma aventura em longa-metragem que é como um abraço caloroso vindo de velhos amigos.

Com uns generosos 79 minutos, esta sexta entrada na saga Wallace & Gromit — realizada por Nick Park e Merlin Crossingham — expande o alcance do seu universo sem nunca se prolongar demais.

A duração alargada comparada com a maioria dos outros filmes na série revela-se uma bênção, concedendo espaço suficiente para mais travessuras entre Wallace, Gromit e o seu icónico elenco de personagens secundárias, ao mesmo tempo que reintroduz um dos vilões silenciosos mais icónicos do cinema, Feathers McGraw.

Dá-se espaço à história para respirar e às personagens tempo para brilhar. Ao contrário das clássicas curtas alucinantes de 30 minutos da dupla, esta longa-metragem permite um ritmo tão mais descontraído que a dinâmica entre Wallace e Gromit fica com ainda mais profundidade. Wallace, dobrado com um carinho perfeito por Ben Whitehead na sua primeira longa-metragem completa desde o falecimento de Peter Sallis, continua a ser o inventor atrapalhado cuja paixão pela tecnologia frequentemente ultrapassa o bom senso.

A sua mais recente criação, Norbot — um gnomo de jardim robótico com um entusiasmo inquietante interpretado por Reece Shearsmith — prepara o terreno para o caos, afastando Gromit e desencadeando uma cascata de desventuras.

O regresso do clássico vilão Feathers McGraw

Wallace and Gromit
© DREAMWORKS ANIMATION SKG and TM Aardman Animations Ltd

O regresso de Feathers McGraw, o pinguim mudo e maligno de “The Wrong Trousers“, não é nada mais nada menos que um golpe de mestre. Após 31 anos atrás das grades, a sua reaparição é simultaneamente nostálgica e muito bem-vinda. Feathers não diz uma palavra, mas o seu olhar gélido e planeamento meticuloso — completo com uma luva de borracha vermelha como disfarce — falam por si.

A duração alargada do filme permite que o seu esquema de vingança se desenrole com uma complexidade deliciosa: piratear o Norbot a partir da sua cela, criar um exército de gnomos malignos e incriminar Wallace pelo caos que se segue. É um arco vilanesco que rivaliza com qualquer antagonista da saga Bond, e o filme deleita-se com a sua ameaça silenciosa.

O confronto de Feathers com Gromit, outro mestre da expressão sem palavras, é um combate de titãs, culminando numa cena de perseguição altamente memorável e um final no topo de um comboio tão absurdamente emocionante quanto tipicamente Wallace & Gromit.

O regresso de Feathers não se apoia apenas na nostalgia, provando que ele ainda é um dos antagonistas mais cativantes da história da animação.

O humor de Wallace & Gromit

© DREAMWORKS ANIMATION SKG and TM Aardman Animations Ltd

Mas o que realmente eleva “Vengeance Most Fowl” até ao patamar dos melhores na saga Wallace & Gromit, no entanto, é a riqueza das suas piadas subtis — aqueles detalhes que passam num piscar de olhos e recompensam os espetadores atentos.

Veja-se a leitura de Gromit antes de dormir: “A Room of One’s Own” de “Virginia Woof”, um trocadilho tão descarado que é impossível não sorrir.

Num mundo de CGI (por vezes demasiado) polido, “Vengeance Most Fowl” destaca-se como uma verdadeira maravilha feita carinhosamente à mão, combinando a tradição do stop-motion com um toque de modernidade no seu enredo. Neste caso, os 16 anos de espera desde o filme anterior de Wallace & Gromit valeram mesmo a pena. É acolhedor, é inteligente, é hilariante e é imperdível — uma aventura fantástica que prova que a dupla de Wallace e Gromit é intemporal.

Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl está disponível na Netflix.

Lê Também:
Este é o favorito a vencer na categoria de Melhor Filme nos Óscares 2025

És fã de Wallace e Gromit? 

Wallace & Gromit: Vengeance Most Fowl, a Crítica
  • Pedro Serafim - 95
95

Summary

A nova aventura de Wallace & Gromit é um triunfo do cinema de animação. Está nomeada para Melhor Filme de Animação nos Óscares 2025 e é merecedora do prémio principal.

Pros

  • A duração alargada do filme, comparada com outros filmes da série Wallace & Gromit;
  • O regresso de Feathers McGraw, um clássico vilão da série;
  • Inúmeras piadas e sequências de ação memoráveis.

Cons

  • Talvez não seja o melhor filme para iniciantes no que toca a Wallace & Gromit, visto que aposta muito no conhecimento do espetador sobre “The Wrong Trousers”, uma clássica curta da dupla dos anos 90.
Sending
User Review
0 (0 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Leave a Reply

Sending