Este filme sci-fi acontece no espaço e é uma pérola escondida da Netflix
A Netflix é casa de alguns dos melhores sci-fi dos últimos anos como “Godzilla Minus One”, “Interstellar“, “M3GAN” ou “Ready Player One”. Contudo, nem todos são grandes tendências partilhadas incessantemente pelas redes sociais e outros media. Existem títulos “perdidos” na plataforma, pouco conhecidos, mas pérolas perfeitas para o teu serão de cinema. Uma delas, é a produção chinesa “The Wandering Earth” ou “Terra à Deriva”.
“The Wandering Earth” é um sci-fi chinês a não perder na Netflix
Com um total de 701 milhões de dólares no box office mundial, este projeto é atualmente o quinto filme mais lucrativo na China, e o quinto filme de língua-não inglesa mais lucrativo de sempre. Inspirado num pequeno conto de Liu Cixin, a história segue um grupo de astronautas, parte de uma equipa que tem o objetivo de afastar a Terra de um Sol em expansão ativa. No entanto, quando tudo parecia correr bem, Júpiter entra em rota de colisão com o nosso planeta.
Com realização de Frant Gwo, “The Wandering Earth” estreou nos cinemas chineses em fevereiro de 2019, acabando distribuído internacionalmente pela Netflix apenas dois meses depois. O seu sucesso espalhou-se por países como, por exemplo, a Índia (o maior consumidor desta obra), Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Alemanha e México.
O elenco inclui Wu Jing, renomado ator chinês responsável por filmes como “Drunken Monkey”, “Invisible Target” ou “Wolf Warrior”. Em “The Wandering Earth” ele é acompanhado por Qu Chuxiao, Ng Man-tat, Zhao Jinmai, Mike Sui, e Lei Jiayin, entre outros.
O que diz a crítica do Rotten Tomatoes?
No Rotten Tomatoes, “The Wandering Earth” alcança 70%. A maioria dos críticos refere que o filme se trata de um sci-fi habitual, com os estereótipos esperados do género. Contudo, sublinham o facto de mesmo assim conseguir entreter, trazendo ao espectador um bom blockbuster para a sua sessão de cinema.
Outro elementos referido frequentemente são os visuais. Se a obra de Frant Gwo não investiu muito no guião ou no desenvolvimento das personagens, investiu sim nos efeitos especiais e ambientes do filme. “Um blockbuster bombástico”, refere Brian Costello do Common Sense Media.
O projeto conta dois outros capítulos, um a estrear em 2027
O sucesso do filme “The Wandering Earth” levou à inevitável continuação, uma prequela estreada na China em 2023. Frant Gwo regressa na realização, acompanhado pela protagonista Wu Jing. Nesta obra, conhecemos o início do projeto que levou à criação da equipa do primeiro filme. O grande objetivo é o de “empurrar” a Lua para longe da Terra, de forma a permitir ao planeta passar sem interferência gravitacional.
Infelizmente, “The Wandering Earth 2” não chegou ainda ao streaming português. No entanto, se tiveres VPN podes encontrá-lo na Ratuken e FilmIn espanholas, ou alugar através da Apple Tv, Amazon ou Youtube do Reino Unido.
O próximo capítulo chega em 2027, tendo sido revelado como o último. “The Wandering Earth” termina assim como uma trilogia. As filmagens do projeto começaram em abril deste ano mas ainda não se sabem muito detalhes sobre o que podemos esperar. Curioso?