Nova funcionalidade do Waze deixa os condutores rendidos
O Waze não quer perder terreno face ao Google Maps e acaba de implementar novidades que já estão a receber elogios dos condutores.
O Waze continua a ser a grande alternativa ao Google Maps. A plataforma oferece uma experiência de navegação intuitiva e baseada no feedback da própria comunidade. O Waze conquistou uma legião de fãs graças a uma série de funcionalidades verdadeiramente inovadoras. Seja graças à indicação de radares, limites de velocidade ou tantas outras.
Agora, com a mais recente atualização, a aplicação torna-se ainda mais útil para quem possui veículos modernos, garantindo uma condução mais fluida e segura. A nova versão Waze 5.4 introduz suporte para exibir o trajeto no head-up display (HUD) do veículo, permitindo que os condutores visualizem direções diretamente no painel de instrumentos, em vez de dependerem exclusivamente do sistema de infoentretenimento central.
Esta funcionalidade já está disponível para Android Auto e Apple CarPlay, tornando a navegação mais acessível sem necessidade de desviar o olhar para o ecrã principal. No entanto, a novidade só está disponível em veículos que substituíram os tradicionais indicadores analógicos por ecrãs digitais.
Quais as diferenças com a atualização do Waze?
Mesmo para quem já tem anos de hábito com sistemas de navegação convencionais, a nova integração do Waze promete melhorar significativamente a experiência de condução. Utilizadores que testaram a funcionalidade relataram uma transição fluida entre os mapas exibidos no HUD e os do sistema de infoentretenimento.
Um dos primeiros testes foi realizado num Chevy Colorado, onde o Waze foi ativado no Android Auto sem necessidade de configurações adicionais. O condutor conseguiu alternar rapidamente entre o Waze e o Google Maps, com ambos a serem exibidos diretamente no painel de instrumentos.
Assim, a nova funcionalidade do Waze já está presente em modelos de várias marcas. BMW (como o iX1), Ford, Volvo, Polestar (que já suportava o Waze nativo) e Chevrolet Colorado. Independentemente da marca do veículo, se for compatível, o HUD irá apresentar as informações essenciais da navegação, como o percurso em curso, direções passo a passo e o tempo estimado de chegada (ETA).
No entanto, apesar da conveniência, a comunicação de perigos na estrada ainda exige o uso do ecrã principal de infoentretenimento, tal como acontece em outras aplicações de navegação.
Qual a aplicação que mais usas enquanto conduzes?