Waze recusa implementar a funcionalidade mais pedida pelos condutores
Waze confirma que não vai mostrar sinais de STOP nem semáforos no mapa. Esta é uma decisão que surpreende e que afasta cada vez mais utilizadores.
Nem sempre se ouve alguém elogiar o Apple Maps por ter algo que falta em outras grandes apps de navegação, como o Waze ou o Google Maps. No entanto, há uma funcionalidade discreta, mas útil, que a aplicação de mapas da Apple disponibiliza há já alguns anos… e que o Waze não vai ter tão cedo.
Estamos a falar da visualização de sinais de STOP e semáforos no mapa, algo que o Apple Maps já mostra em várias regiões, e que até o Google Maps já começa a integrar (ainda que, para já, apenas com os semáforos). Os responsáveis do Waze confirmaram recentemente que não está previsto incluir sinais de trânsito como STOP e semáforos na navegação, afirmando que não está nos planos de desenvolvimento.
A verdade é que esta decisão surpreende. Afinal, o Waze conquistou milhões de condutores precisamente por ser conhecido por ser uma app extremamente útil e informativa, com alertas sobre limites de velocidade, lombas, cruzamentos perigosos ou passagens de nível.
A possível explicação para a não inclusão no Waze
Assim sendo, mostrar semáforos e sinais de stop parecia o passo seguinte mais lógico. Chegou a estar a sua inclusão em 2023. No entanto, a empresa voltou atrás com os seus planos. O motivo? Possivelmente o receio de sobrecarregar a interface com informação a mais.
Ninguém discute esse ponto. Porém, se fosse feito um questionário/inquérito aos utilizadores sobre se preferiam ter um sinal de STOP ou o alerta – que atualmente existe e está ativo na aplicação – para as lombas, a resposta seria certamente elucidativa.
Nesse sentido, não é propriamente surpreendente que muitos utilizadores estejam algo fartos do Waze e estejam, cada vez mais, a mudar para o Google Maps. A principal aplicação de navegação da Google está a integrar algumas das funcionalidades do Waze, como os avisos da polícia.
Costumas usas apps quando conduzes? Waze ou Google Maps, qual a tua aplicação de navegação de eleição?