WhatsApp chega ao fim para todos estes modelos de iPhone
É o fim da linha! O WhatsApp vai deixar de funcionar em vários iPhones a partir de Maio.
Segundo a Meta, os dispositivos e sistemas operativos mais antigos são avaliados regularmente, e os que contam com menos utilizadores activos ou já não recebem actualizações de segurança deixam de ser suportados.
Por isso a empresa justifica a decisão com a necessidade de garantir que o WhatsApp funcione com todas as funcionalidades e protecções exigidas. Nesse sentido, há vários utilizadores iPhone que vão deixar de conseguir usar a aplicação.
WhatsApp deixa de funcionar para modelos anteriores ao iOS 15
A partir de 5 de Maio de 2025, o WhatsApp deixará de ser compatível com iPhones que utilizem versões do iOS anteriores à 15.1. A medida, anunciada pela Meta, insere-se na política anual de actualização da empresa, que visa manter a segurança e o desempenho da aplicação.
Até ao momento, o WhatsApp era compatível com iPhones que utilizassem o iOS 12 ou superior. Com a nova actualização, apenas dispositivos com iOS 15.1 ou versões posteriores poderão continuar a utilizar a aplicação. No caso dos dispositivos Android, o suporte mantém-se para versões 5.0 ou superiores.
A mudança pode apanhar alguns utilizadores desprevenidos, mas nem todos precisarão de trocar de telemóvel. Em muitos casos, basta actualizar o sistema operativo. Para verificar qual a versão do sistema, os utilizadores de iPhone devem aceder a Ajustes > Geral > Sobre, onde poderão ver a versão do iOS em uso. Se necessário, podem voltar a Geral e seleccionar Actualização de software para instalar a versão mais recente disponível.
No entanto, a Apple e outras marcas como a Samsung, costumam oferecer cerca de cinco anos de actualizações do sistema operativo, o que significa que modelos relativamente recentes continuarão a ser compatíveis.
Com isto a Meta pretende assegurar que o WhatsApp funcione de forma eficaz, segura e com todas as funcionalidades actuais. Ainda assim, recomenda-se que os utilizadores verifiquem as suas versões de software antes de 5 de Maio para evitar surpresas e manterem-se ligados através da aplicação de mensagens mais usada em Portugal e no mundo.
Vais ser afetado por esta nova atualização?