Foto de Rachit Tank © Unsplash

WhatsApp dá ouvidos aos utilizadores e lança funcionalidade inédita

WhatsApp prepara-se para implementar uma nova funcionalidade de privacidade que impede exportar conversas e guardar ficheiros.

Mais do que nunca, a privacidade no espaço digital é absolutamente fulcral. Nesse sentido, o WhatsApp, que conta mais mais de três mil milhões de utilizadores – que já conta com encriptação de ponto a ponto, mensagens que desaparecem e bloqueios de conversas — quer subir mais um nível com uma nova funcionalidade de “privacidade de conversação avançada”.

Lê Também:
Gmail chega ao fim para todas estas contas já nos próximos meses

Assim, segundo o site WABetaInfo, que acompanha tudo o que se passa nas versões beta do WhatsApp, a Meta está a testar uma opção que impede outros de exportarem o histórico completo das tuas conversas — incluindo mensagens de texto e conteúdos multimédia.

Se tiveres esta opção ativada, ninguém poderá guardar ou exportar a conversa que tiver contigo. Em suma é uma camada extra de proteção, ideal para quem valoriza a confidencialidade nas trocas de mensagens. Contudo, ainda será possível, em certos casos, contornar a limitação através de ‘reencaminhamentos‘. Porém, é um processo mais moroso e, possivelmente, dissuasor.


Nova funcionalidade do WhatsApp afeta Meta AI

WhatsApp
© omerfarukguler via ShutterStock (ID: 2143927169)

Outro ponto interessante: esta função também impede que os ficheiros multimédia que envias sejam automaticamente guardados no telemóvel da outra pessoa, mesmo que essa pessoa tenha ativado a opção de guardar todos os conteúdos. Claro que ainda será possível guardar manualmente as imagens ou vídeos. Contudo, a partilha automática fica bloqueada.

Lê Também:
"Um espetáculo", Stephen King fascinado com série da Netflix

Curiosamente, quem ativar esta nova camada de privacidade deixará também de poder interagir com a Meta AI. Não se sabe ainda se essa restrição se aplica apenas às conversas privadas ou à IA da Meta no geral. No entanto, tudo indica que a empresa quer evitar que os conteúdos mais sensíveis fiquem retidos em sistemas automatizados.

Esta nova ferramenta de privacidade avançada aplica-se por conversa individual. Ou seja, ativando numa determinada conversa, ambos os participantes ficam sujeitos às mesmas restrições. Isto acontece mesmo que um deles não tenha ativado nada. No entanto, qualquer uma das pessoas pode desativar a funcionalidade, o que gera uma notificação automática.

Lê Também:
"É fantástica", Stephen King sobre minissérie de 3 episódios da Netflix

A funcionalidade já começou a chegar a alguns utilizadores da versão beta do WhatsApp. Contudo, ainda não há data oficial para o lançamento global.

Qual a melhor funcionalidade que o WhatsApp implementou nos últimos tempos?


Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *