WhatsApp dá razão aos utilizadores e disponibiliza finalmente funcionalidade há muito pedida
Há excelentes novidades para os muitos milhões de utilizadores do WhatsApp. Isto porque uma das maiores lacunas da app está prestes a ser corrigida.
Sumário
- A funcionalidade “Trancar Conversas” surgiu nos últimos meses e foi recebida com grande satisfação pelos utilizadores;
- No entanto, a ferramenta só ‘funciona’ nos telemóveis, fazendo com que os dispositivos associados mostrem a conversa ocultada;
- O WhatsApp reconheceu esta falha e, desde abril, tem dado passos para resolver da forma mais célere possível esta lacuna.
O WhatsApp desde sempre pautou a sua conduta pela defesa acérrima da privacidade dos utilizadores. Prova disso mesmo é que todas as conversas são encriptadas ponto a ponto. Ainda assim, nos últimos tempos, a plataforma de mensagens de Meta tem dedicado ainda mais atenção a esta tão sensível questão.
Funcionalidades como o Trancar Conversa são um exemplo desse compromisso já que proporciona uma camada adicional de segurança. Isto porque, conforme explica a plataforma, “retira-a da caixa de entrada e coloca-a numa pasta própria que só pode ser acedida com a palavra-passe do dispositivo ou dados biométricos, como a impressão digital. Também oculta automaticamente o conteúdo dessa conversa em notificações”.
No entanto, a Meta não tinha, até ao momento, conseguido resolver a questão para aqueles que têm a conta sincronizada noutros dispositivos (como o computador, tablet ou até mesmo noutro telemóvel). Como tal, caso recebas uma mensagem numa conversa trancada e tiveres a tua conta ativa noutro dispositivo, esta não fica oculta nesses aparelhos. Tal situação compromete a segurança das conversas protegidas.
Como vai funcionar a novidade do WhatsApp?
A boa notícia é que o WhatsApp já tomou medidas para corrigir esta falha e, em abril, foram dados os primeiros passos nesse sentido. Agora, conforme dá conta o sempre bem informado WaBetaInfo, a novidade chegou a mais beta testers. De acordo com a mesma fonte, a solução proposta passa por sincronizar as conversas bloqueadas em todos os dispositivos.
Isto será válido desde que tenham sido protegidas com o tal código secreto anteriormente. Assim sendo, a expectativa é que nas próximas semanas esta atualização seja lançada para todos os utilizadores.
Usas esta opção em alguma das tuas conversas no WhatsApp?