© Amazon MGM Studios

The Wheel of Time: Qual a origem da estranha criatura encontrada por Mat?

Publicado em 1990, “The Eye of the World” é um dos maiores livros de fantasia das últimas décadas e o primórdio daquela que ficaria conhecida como a saga “The Wheel of Time”. Criada por Robert Jordan, a história segue Moiraine Damodred, uma Aes Sedai, enviada à pequena aldeia conhecida como os Two Rivers para encontrar o lendário Dragon Reborn, capaz de derrotar o maquiavélico The Dark One. Quando o local é invadido, ela obrigada Rand al’Thor e os seus amigos a siga-la, mergulhando numa aventura repleta de perigos e auto-descobrimentos.

Após o falecimento de Robert Jordan, em 2007, “The Wheel of Time” continua pelas mãos de Brandon Sanderson, autor americano responsável por “Mistborn” – obra que levou a esposa de Jordan a convidar Sanderson para continuar o trabalho do marido. Assim, a saga manteve-se ativa até 2013, aquando da publicação do livro final, “A Memory of Light”.

Um ano antes da estreia da adaptação de outro clássico da literatura de fantasia, “The Lord of the Rings: Rings of Power“, a Prime Video apresentava em 2021 a versão televisiva de “Wheel of Time”. O sucesso levou a uma segunda temporada, de 2023, e a uma terceira que terminou esta semana.

O último episódio introduziu diversos novos mistérios e conflitos, deixando todos ansiosos pelos próximos capítulos (que deverão chegar à Prime Video em 2027). E um deles foi a criatura que Mat encontra após passar pelo portal.

Lê Também:
Roda do Tempo T3E1, Review | A mais épica batalha da série da Prime Video

Os Eelfinn aparecem finalmente em “The Wheel of Time”

the wheel of time da prime video
© Amazon MGM Studios

Durante o último episódio da terceira temporada, Mat entra acidentalmente num ter’angreal sob a forma de um portal vermelho. Lá ele encontra uma criatura que o obriga a escolher três desejos. No meio de um caos tanto horripilante quanto cómico, Mat consegue abandonar o local mas as consequências do seu encontro serão sentidas por muito tempo. Isto deixa-nos então com uma questão… o que raio foi aquilo??

É preciso perceber que o universo de “Wheel of Time” inclui duas espécies não humanas que vivem em dimensões separadas da das personagens. Elas são conhecidas como Finns e compostas por Eelfinn (raposas) e Aelfinn (cobras). O que o Mat encontra é um Eelfinn.

Possivelmente inspirado pelos japoneses Kitsune, os Eelfinn são criaturas místicas descritas como altas e magras, capazes de se mover rapidamente (como uma raposa), e os seus olhos são normalmente estranhos e inquietantes. Eles alimentam-se de memórias, podem fazer as suas vítimas relembrar determinados momentos das suas vidas, e continuam a guardar memórias mesmo após a pessoa abandonar a sua dimensão.

O seu objetivo é conceder três desejos a quem os visita, esperando que a vítima se esqueça de oferecer um preço específico por cada um. Quando isto acontece, o Eelfinn decide o preço a pagar…

Quais os desejos e consequências de Mat?

Por exemplo, neste episódio de “Wheel of Time”, Mat comenta as vozes que nunca se calam. O Eelfinn concede-lhe o silêncio, oferecendo-lhe um medalhão que será importante no futuro. De seguida, desesperado ele pede para se livrar das memórias (referindo-se às suas vidas passadas), e o Eelfinn aceita, retirando-lhe porém outras memórias como o preço a pagar. Por fim, ele pede para regressar e o Eelfinn concorda, mas com um twist… voltar enforcado no portal.

Quais seriam os teus três desejos… E não te esqueças… Escolhe bem os preços a pagar por eles. Ou o Eelfinn fará o que quiser e o resultado nunca é bom.

Lê Também:
De Eddie Munson a JJ Maybank, estas personagens icónicas merecem regressar às suas séries

Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual é a melhor?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *