Winona Ryder sobre a experiência do primeiro Beetlejuice: “Chamavam-me bruxa na escola”
Winona Ryder regressa como Lydia em 2024, mas em declarações à Esquire do Reino Unido recordou como foi andar na escola após o lançamento do primeiro “Beetlejuice”. E, spoiler alert, não parece ter sido muito fácil…
Winona Ryder (“Stranger Things”) é mais conhecida pelos muitos papéis fulcrais que desempenhou durante a sua adolescência, nos anos 90, e ainda no início dos anos 2000. De “Girl, Interrupted” a “Heathers”, passando por “Drácula de Bram Stoker” a várias colaborações com Tim Burton, Ryder foi a grande ‘Hit Girl’ desta altura.
Os desafios de Beetlejuice para Winona Ryder
Ainda assim, andar no Liceu e co-protagonizar “Beetlejuice – Os Fantasmas Divertem-se” (1988) – disponível para streaming na Max em Portugal- não foi fácil. Aparentemente, as reações por parte dos colegas de Winona Ryder foram algo extremas em 1988. A atriz, que dá vida à mítica Lydia Deetz, recorda como achava que o papel ia mudar o seu estatuto social na escola para melhor, mas antes pelo contrário: “Diziam-me: Tu és uma bruxa, és uma anormal”.
Agora com 52 anos de idade, Winona Ryder recorda o que foi ser uma adolescente neste contexto, no qual tinha 15 anos durante as rodagens. A atriz recorda ser “como a sua personagem”, vestida com muitas roupas negras e pintando o cabelo de azul escuro.
A nostalgia do regresso ao set de Tim Burton
Para além de recordar a forma como se sentia afastada dos colegas, Winona Ryder também tem outras memórias positivas sobre esta época distante. Nomeadamente, acerca da sua relação com o realizador Tim Burton e as outras estrelas, como Michael Keaton (“Birdman”) ou Catherine O’Hara (“Schitt’s Creek”).
Winona Ryder recorda como “Michael era tão gentil comigo, tal como Catherine. Sentia-me sempre incluída. Eles tinham muita consideração, e isso é muito raro como atriz-criança. Por norma, é tudo sobre os adultos. Foi a primeira vez que senti que colaborei mesmo num filme. E tive uma conexão real com o Tim. Lembro-me de fazer outros filmes e não ser assim. As pessoas eram menos amáveis, era mais áspero”.
A história de Beetlejuice
Para os mais distraídos, “Beetlejuice”, com Winona Ryder, narra a história de um casal que já faleceu e que decide assombrar os novos habitantes da sua mansão com a ajuda de um fantasma chamado Beetlejuice.
A sequela de 2024 acompanha a mesma família, os Deetz, que se reunem em Winter River e onde Beetlejuice acorda e provoca o caos uma vez mais. Além das estrelas originais, que regressam todas, há novos membros do elenco a assinalar, como Jenna Ortega, Justin Theroux, Monica Bellucci e Willem Dafoe.
“Beetlejuice Beetlejuice”, ou “Beetlejuice 2”, estreia nas salas de cinema em Portugal já no próximo dia 5 de setembro. Estás a pensar ver o novo filme de Tim Burton?